8 de abr. de 2012

Caminhada terapeutica Bauru SP.


                                         

"Lar Recanto da Vida"



“O Lar Recanto da Vida” é um espaço holístico terapêutico, e com consciência ascensional que visa ajudar a pessoa em seu processo de cura, evolução e ascensão.O meu objetivo é auxiliar as pessoas terapêutica e espiritualmente. Auxiliamos pessoas que estejam passando por problemas emocionais, dificuldades de relacionamento, dificuldades de comunicação e entendimento e diversos outros problemas em várias áreas da vida. Trabalho com a pessoa para que ela possa conquistar a sua própria força interior, através do seu autoconhecimento e da conexão com a sua alma (o seu eu superior). Auxilio e posso orientar a pessoa no seu caminho e processo de evolução espiritual. Estimulando para que a pessoa procure e alcance a sua própria verdade interna e o reencontro com a sua Luz.
Posso ajudar as pessoas na superação de seus medos e fobias, e na depressão, estresse, síndrome do pânico, traumas, problemas de relacionamento no geral (cônjuges, família, filhos, etc.), enxaqueca, dificuldades e limitações, dificuldades no trabalho, timidez, problemas e dificuldades de comunicação, dificuldade / medo de falar em público, obesidade, vícios, disfunções sexuais, situações sem     explicação e Desenvolvimento Pessoal.               E também no simples equilíbrio energético.










Caminhar sempre!!!!!

A Terapia Vibracional é um conjunto de métodos de cura alternativa e complementar que visam a busca do equilíbrio do individuo através da energia, trazendo bem estar, capacitando-nos a ativar nosso dispositivo de auto cura, além de proporcionar apoio no crescimento espiritual, auxiliar no processo de evolução do ser e requalificação do campo de energia humano.



Nos arquivos deste blog estão entre varios temas espirituais, Ascenção espiritual, cura, terapia alternativa e qualidade de vida, um pouco sobre as técnicas que trabalho no trato terapêutico vibracional




Benefícios do ciclismo

Fonte: http://www.4any1.com.br/site/newsletter.asp?id=94

O ciclismo é uma modalidade que tem crescido bastante e ganhando cada vez mais adeptos dentro das assessorias esportivas. Mas quais são os benefícios reais do ciclismo? Quais são os cuidados e os riscos? Essa modalidade é indicada para todas as pessoas, de todas as idades e com qualquer nível de condicionamento físico. É uma atividade que apresenta uma menor sobrecarga nas articulações, se comparada a corrida ou caminhada, diminuindo principalmente a carga sobre a articulação do joelho e da coluna. É uma forma de diminuir o estresse do dia-a-dia, pois há liberação de endorfina e adrenalina que aumentam a sensação de bem-estar. Além disso, é uma forma de treinamento interessante para diversos grupos musculares,que veremos a seguir.Com a prática da pedalada, por 30 minutos, por exemplo, aumentos significativos na capacidade aeróbica já poderão ser observados após algumas semanas de treinamento. Além disso, ocorrerá também um acréscimo no metabolismo das gorduras, o que além de ajudar na prática do ciclismo, também será importante na corrida.
Seguem abaixo dicas importantes:

- Benefícios da Atividade Física(ciclismo):
Melhora do condicionamento físico,dos sistemas cardíaco, respiratório e vascular.O ciclista ganha resistência muscular nas pernas.Gasto calórico alto - de até 600Kcal/hora.Auxilia na eliminação de gorduras localizadas.Excelente atividade aeróbica e anaeróbica.Reduz o estresse.- Riscos/Cuidados no Ciclismo:
É preciso ter consciência de sua capacidade física. Por exemplo, para encarar subidas deve-se estar bem preparado.O uso de capacetes é fundamental,para evitar bater a cabeça, em uma eventual queda.Há riscos de cortes, torções e fraturas nas pernas e nos braços, em quedas.- Grupamentos Musculares Utilizados no Ciclismo:

QuadrícepsGlúteosAbdômenPanturrilhaLombar
É importante saber dosar essa atividade, aumentando gradativamente a intensidade e o volume dos treinos, dando importância aos sinais de seu organismo, como dores, desconfortos, cansaço excessivo, para não sobrecarregar a musculatura e acabar se desmotivando com a atividade. Outra dica importante é não se descuidar dos equipamentos de proteção como luzes, farol (caso pedale à noite), capacete, luvas, roupas apropriadas,hidratação com squizes próprios para a bike, etc.O ciclismo, além de ser uma forma de treinamento físico diferente da corrida e da caminhada, ainda oferece diversos benefícios à saúde e à mente. uma atividade prazerosa e pode ser praticada por qualquer pessoa.


                ESTRADA MUNICIPAL JOSE SANDRIN ,

                 QUIRILANDIA  BAURU -SP. 8/4/2012
                                             



CAMINHADA MEDITATIVA

A mente pode ir em mil direções. Mas neste caminho bonito, eu entro em paz. Com cada passo, um vento gentil sopra. Com cada passo, flores se abrem.  A caminhada meditativa é meditação enquanto caminhamos. Nós caminhamos , de um modo relaxado, mantendo um sorriso claro em nossos lábios. Quando praticamos deste modo, nos sentimos profundamente à vontade, e nossos passos são os da pessoa mais segura sobre a Terra. Meditação caminhando realmente é desfrutar o andar - andar não para chegar, apenas por caminhar, estar no momento presente, e desfrutar cada passo. Você tem que jogar fora todas as preocupações e ansiedades, sem pensar no futuro, sem pensar no passado, apenas desfrutando o momento presente. Qualquer um pode fazer isto. Leva pouco tempo, alguma plena atenção, e o desejo de estar contente.  Nós caminhamos todo o tempo, mas normalmente é como corrida. Nossos passos apressados imprimem ansiedade e entristecem a Terra. Se nós pudermos dar um passo em paz, poderemos dar dois, três, quatro, e então cinco passos para a paz e felicidade da espécie humana.  Nossa mente é arremessada de uma coisa a outra, como um macaco que balança de galho em galho sem parar para descansar. Pensamentos têm milhões de caminhos, e nós sempre somos puxados por eles para o mundo do esquecimento. Se nós pudermos transformar nossa caminhada meditativa em um campo para meditação, nossos pés darão cada passo em plena consciência, nossa respiração estará em harmonia com nossos passos, e nossa mente estará naturalmente à vontade. Todo passo que nós dermos reforçará nossa paz e alegria e fará um fluxo de energia calma fluir por nós. Então nós poderemos dizer, "Com cada passo, um vento gentil sopra.” Enquanto caminhar, pratique a respiração consciente contando passos. Note cada respiração e o número de passos que você dá enquanto inspira e enquanto expira. Se você dá três passos durante uma inspiração, diga, silenciosamente, "Um, dois, três", ou "Inspirando, inspirando, inspirando", uma palavra com cada passo. Enquanto expira, se der três passos, diga, "Expirando, expirando, expirando", com cada passo. Se você dá três passos enquanto inspira e quatro passos enquanto expira, você diz, "Inspirando, inspirando, inspirando. Expirando, expirando, expirando, expirando", ou "Um, dois, três. Um, dois, três, quatro".  Não tente controlar sua respiração. Dê aos seus pulmões todo tempo que precisam e simplesmente note quantos passos você dá enquanto seus pulmões se enchem e quantos passos você leva para esvaziá-los, atento a sua respiração e a seus passos. A chave é a plena consciência.  Quando você caminhar subindo ou descendo, o número de passos por respiração mudará. Sempre siga as necessidades de seus pulmões. Não tente controlar sua respiração ou seu andar. Apenas os observe profundamente.
Quando você começar a praticar, sua expiração pode ser mais longa que sua inspiração. Você pode dar três passos durante sua inspiração e quatro passos em sua expiração (3-4), ou dois passos / três passos (2-3). Se isto estiver confortável para você, por favor, pratique deste modo. Depois que você tiver feito meditação andando durante algum tempo, sua inspiração e expiração ficarão iguais provavelmente: 3-3, ou 2-2, ou 4-4.Se você vir algo no caminho que queira tocar com sua plena consciência - o céu azul, as colinas, uma árvore, ou um pássaro - apenas pare, mas enquanto isso continue respirando em plena consciência. Você pode manter o objeto de sua contemplação vivo por meio da respiração atenta. Se você não respirar conscientemente, cedo ou tarde seu pensamento se dispersará, e o pássaro ou a árvore desaparecerão. Sempre fique com sua respiração. Enquanto caminhar, você pode querer segurar a mão de uma criança. Ela receberá sua concentração e estabilidade, e você receberá o frescor dela e sua inocência. De vez em quando, ela pode querer correr à frente e então esperar você alcançá-la. Uma criança é um sino de plena atenção, nos lembrando como vida é maravilhosa. , eu ensino para os jovens um verso simples para praticar enquanto caminham: "Sim, sim, sim" enquanto inspiram, e,"Obrigado, obrigado, obrigado" enquanto expiram.  Eu quero que eles respondam para a vida, para a sociedade, e para a Terra de um modo positivo. Eles desfrutam muito isto. Depois que você tiver praticado durante alguns dias, tente acrescentar mais um passo à sua expiração. Por exemplo, se sua respiração normal é 2 -2, sem caminhar mais rápido, alongue sua expiração e pratique 2-3 durante quatro ou cinco vezes. Então volte para 2-2. Na respiração normal, nós nunca expelimos todo o ar de nossos pulmões. Sempre há algum que fica. Acrescentando outro passo a sua expiração, você empurrará para fora esse ar. Não se exceda. Quatro ou cinco vezes são o bastante. Mais pode deixar você cansado. Depois de respirar quatro ou cinco vezes deste modo, deixe sua respiração voltar a normal. Então, cinco ou dez minutos depois, você pode repetir o processo. Lembre-se de acrescentar um passo à expiração, não à inspiração.  Depois de praticar mais alguns dias, seus pulmões poderiam dizer a você, "Se nós pudéssemos fazer 3-3 em vez de 2-3, isso seria maravilhoso." Se a mensagem é “querida, tente isto”, mesmo assim, só faça quatro ou cinco vezes. Então volte para 2-2. Em cinco ou dez minutos, comece 2-3, e então faça 3-3 novamente. Depois de vários meses, seus pulmões serão mais saudáveis e seu sangue circulará melhor. Seu modo de respirar terá sido transformado. Quando praticamos meditação andando, chegamos a cada momento. Quando nós entramos no momento presente profundamente, nossos pesares e tristezas desaparecem, e nós descobrimos a vida com todas as suas maravilhas. Inspirando, nós dizemos a nós mesmos, "eu cheguei." Expirando, nós dizemos, "eu estou em casa." Quando nós fizermos isto, superaremos a dispersão e moraremos pacificamente no momento presente que é o único momento para nós estarmos vivos. Você também pode praticar meditação andando usando as linhas de um poema. No Budismo Zen, poesia e prática sempre vão juntas. Eu cheguei. Eu estou em casa no aqui, no agora. Eu sou sólido. Eu sou livre. Na dimensão última eu moro. Enquanto você caminha, esteja completamente atento ao seu pé, ao chão, e a conexão entre eles, que é sua respiração consciente. As pessoas dizem que caminhar sobre a água é um milagre, mas para mim, caminhar pacificamente na Terra é o milagre real. A Terra é um milagre. Cada passo é um milagre. Dar passos em nosso planeta bonito pode trazer real felicidade. (Traduzido do livro “Calming the fearful mind” – Thich Nhat Hanh) A meditação tem sido sempre associada com a solidão, tranqüilidade e inatividade física. Quando se fala de meditação, você geralmente vê um cenário em que uma pessoa encontra uma área isolada, fecha os olhos em silêncio, e descansa seu corpo enquanto estiver trabalhando a sua mente. A meditação sempre tem que ser assim? A meditação é uma arte. Um método. Uma habilidade. Um processo. É a arte de se manter em contato com você mesmo, de descobrir a sua totalidade e as várias facetas do seu ser. É também uma habilidade que deve ser desenvolvida. Ela requer disciplina e mentalidade firmes. Você não pode simplesmente pensar que você medita agora e espera conseguir um resultado logo após.Isto exige o ajuste da própria consciência. A meditação normalmente envolve um conjunto de procedimentos e diretrizes a serem seguidas. Normalmente, o sucesso da atividade dependerá da adesão aos princípios enunciados e as regras. Uma Nova Forma de Meditar Uma forma interessante de meditação que se desvia do conceito antigo e tradicional é a meditação caminhando. A meditação caminhando é muito diferente de outras formas de meditação conhecidas para muitos. Primeiro, você não terá que ser fisicamente inativo para fazer.Na verdade, você precisa mover e ser ativo, você precisa andar! Você tem que engajar ativamente sua mente e seu corpo nessa atividade, a fim de experimentar os resultados positivos. Isto traz mais um benefício. Uma vez que a caminhada é uma atividade diária, você pode estar ficando mais saudável por meio da meditação todos os dias! Você também não terá de encontrar um local isolado, para que você possa meditar. Qualquer lugar serve. Na verdade, um lugar barulhento e lotado é até incentivador. Aqui é que reside o desafio.A concentração é importante e deve ser o foco da sua consciência. Você não deve permitir que o mundo externo faça a sua mente se ligar para ele – pelas coisas que você vê, ouve, ou o que você percebe.Você pode estar ciente delas, mas você deve se proteger de não fazer interagir com eles. Não se apegue a nada.
Princípios
O princípio que norteia a meditação caminhando é alcançar uma consciência equilibrada, o equilíbrio entre o seu interior e o mundo exterior que o rodeia.Esta meditação irá convidá-lo para sentir seu corpo inteiro, todos os trabalhos que seu corpo faz por você, sabendo como cada uma das partes do seu corpo funciona.



MEDITAÇÃO PELA CAMINHADA: UMA FORMA DIFERENTE DE MEDITAÇÃO

Saúde Postado em março 1, 2011 por Thiago Senne
A meditação tem sido sempre associada com a solidão, tranqüilidade e inatividade física. Quando se fala de meditação, você geralmente vê um cenário em que uma pessoa encontra uma área isolada, fecha os olhos em silêncio, e descansa seu corpo enquanto estiver trabalhando a sua mente. A meditação sempre tem que ser assim? A meditação é uma arte. Um método. Uma habilidade. Um processo. É a arte de se manter em contato com você mesmo, de descobrir a sua totalidade e as várias facetas do seu ser.
Meditação
É também uma habilidade que deve ser desenvolvida. Ela requer disciplina e mentalidade firmes. Você não pode simplesmente pensar que você medita agora e espera conseguir um resultado logo após.Isto exige o ajuste da própria consciência. A meditação normalmente envolve um conjunto de procedimentos e diretrizes a serem seguidas. Normalmente, o sucesso da atividade dependerá da adesão aos princípios enunciados e as regras.
Uma Nova Forma de Meditar
Uma forma interessante de meditação que se desvia do conceito antigo e tradicional é a meditação caminhando. A meditação caminhando é muito diferente de outras formas de meditação conhecidas para muitos. Primeiro, você não terá que ser fisicamente inativo para fazer.Na verdade, você precisa mover e ser ativo, você precisa andar! Você tem que engajar ativamente sua mente e seu corpo nessa atividade, a fim de experimentar os resultados positivos.Isto traz mais um benefício. Uma vez que a caminhada é uma atividade diária, você pode estar ficando mais saudável por meio da meditação todos os dias!
Caminhada
Você também não terá de encontrar um local isolado, para que você possa meditar. Qualquer lugar serve. Na verdade, um lugar barulhento e lotado é até incentivador. Aqui é que reside o desafio.A concentração é importante e deve ser o foco da sua consciência. Você não deve permitir que o mundo externo faça a sua mente se ligar para ele – pelas coisas que você vê, ouve, ou o que você percebe.Você pode estar ciente delas, mas você deve se proteger de não fazer interagir com eles. Não se apegue a nada.
Princípios
O princípio que norteia a meditação caminhando é alcançar uma consciência equilibrada, o equilíbrio entre o seu interior e o mundo exterior que o rodeia.Esta meditação irá convidá-lo para sentir seu corpo inteiro, todos os trabalhos que seu corpo faz por você, sabendo como cada uma das partes do seu corpo funciona.
Corpo
Enquanto isso, você também tem que observar a emoção e o humor. O mundo lá fora não precisa estar perdido em seu foco. Haverá sempre animais que vão chamar sua atenção enquanto você medita, e você não irá resistir.Você tem que deixá-los passar, observá-los sem fazer absolutamente nada.

 MINHA.RESSALVA
Não sou médica e, mesmo se fosse, não poderia dar uma resposta sem fazer uma consulta pessoal. Sugiro ainda que não aceitem consultas virtuais.

ACREDITE NO SEU CORPO, ELE FAZ MILAGRES

O "Lar Recanto da Vida" de Bauru SP. que venho dirigindo há quase vinte cinco  anos reúne uma grande quantidade de pessoas, cuja idade esta entre, 20 a  65 anos. São pessoas que apostaram na qualidade de vida e saúde total. Investem, no aprimoramento do corpo, através do exercício físico, duas horas e meia por dia, três vezes por semana. Algumas raras vezes sou consultada sobre dores lombares ou nos joelhos.
Nesses casos, meu primeiro conselho é que acreditem na infindável capacidade de recuperação de seus corpos. Apostem em si mesmas, para ultrapassarem os sintomas. Gelo e água quente ajudam nos "milagres". Na maioria das vezes os resultados são compensadores.Já tivemos casos de indicação de cirurgia de joelho e proibição das caminhadas, que na realidade era necessária, pois a paciente, passados quase dois anos, está cada vez melhor nas suas performances. Se ela tivesse se precipitado e não acreditado no seu corpo, talvez o pós-operatório não lhe tivesse dado a condição de higidez que mantém atualmente.Para que você acredite no seu corpo e confie na sua capacidade de recuperação é que fizemos uma pesquisa e escrevemos este artigo.
Coração
" Prepare seu coração, pras coisas que eu vou contar…"
O coração é a mais perfeita bomba aspirante-premente que existe no universo. É também a que melhor funciona e que apresenta menos defeitos de fabricação. Sua finalidade é de transportar sangue, a seiva da vida para nutrir todo corpo. Do tamanho de um punho fechado pesa cerca de 300 gramas.Tem a capacidade normal de armazenamento de 750cm3 de sangue, embora, pelo exercício aeróbico, possa chegar a 3000cm3 . É capaz de impulsionar 6 litros de sangue, por minuto, para irrigar todo corpo, isso sem esforço físico. No auge dos exercícios pode chegar a 30 litros por minuto.Bate 75 vezes por minuto, ou 4.500 por hora, ou ainda 108.000 vezes por dia. Percorre, para atender às necessidades de nutrição 200.000km de artérias, veias e capilares. Agora você não tem como se justificar, porque não pode caminhar 4 km por dia, em benefício de ambos e de sua saúde.
Pulmões
"A vida começa com um choro e termina com o último suspiro"
Os pulmões têm a missão de oxigenar o sangue. O oxigênio é o verdadeiro combustível da vida. São eles quem nos levam mais longe. Dentro dos pulmões se processa a mágica troca do sangue venoso por arterial. São dois pulmões que juntos pesam 1,2 kg. Nos alvéolos existem cerca de 500 milhões de pequenos balões onde as trocas se processam. Podem armazenar 5 litros de ar, mas precisa dez vezes menos para respirar. Fazemos em média 18 respirações completas por minuto; inspirando e expirando. Isso representa 1.080 ciclos por hora e 25.920 por dia. Considerando que movimentamos 0,5 litro a cada movimento respiratório, precisamos de 12.000 litros de ar por dia. O oxigênio é o mais notável viajante do corpo humano. Penetra no organismo através de uma viagem aérea, embarca depois em uma viagem aquática, retoma a viagem aérea e deixa o corpo, carregando consigo as suas impurezas.Volta às origens; na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma. Penetra pelo nariz e nele é limpo, purificado e aquecido. Viaja pela faringe, laringe, traquéia e tubos bronquiais. Neles ocupa milhões de pequeníssimos espaços alveolares, onde embarca na corrente sanguínea, de carona numa hemoglobina. Daí circula pelas artérias, passa pelo coração, para ter início a grande viagem pelo corpo humano. Agora não tem desculpa, use o seu oxigênio para embarcar nessa saudável viagem e conseguir chegar mais longe do que você imagina.
Rins
"A mágica tarefa de um pequeno laboratório"
Não pense que só aos pulmões cabem a tarefa de limpeza e purificação do sangue. Lá nas costas, bem em baixo, estão localizados um par de órgãos, em forma de feijões, chamados rins que participam também dessa missão. Medem apenas 12cm de comprimento, mas estão equipados com 1 milhão de vasos sanguíneos e com 20km de tubos e pequenos condutos, onde é fabricada a urina. Mais de 1 litro de sangue atravessa esse poderoso laboratório por minuto, ou 1.700 litros por dia. Dessa quantidade os rins extraem 1,5 litros por dia.Embora se tenha a capacidade de 3 litros a necessidade de urinar, se faz sentir a cada meio litro de urina. Você pode ajudar o trabalho de seus rins, bebendo cerca de 2 litros d' água por dia. E tem mais: caminhando e suando você reduz o trabalho dos rins na limpeza do corpo.
Células
"Somos seres mutantes que se renovam a todo instante"
O organismo humano contém 220 bilhões de células, divididas em 200 famílias com funções distintas. Elas compartilham de duas clãs: as imortais, em número de 20 bilhões e as mortais, 200 bilhões, substituídas permanentemente.Somos, pois seres mutantes. A maior parte de nosso corpo se renova constantemente. As células intestinais duram de 3 a 5 dias no ritmo é de 1 milhão por minuto. Isso significa um intestino novo a cada cinco dias, ou 90 intestinos por ano. Já o ciclo completo da renovação óssea dura aproximadamente de dois a três meses. Estima-se que adultos tenham de 10 a 30 por cento de seus ossos substituídos a cada ano através desse processo. A renovação é mais rápida no jovem que ainda está na fase de crescimento, quando mais tecido ósseo é produzido do que perdido através da decomposição óssea. Cada célula tem o tamanho médio de 0,07mm. Se as juntássemos, lado a lado, cobririam uma distância de 15.000km. Mas não podemos esquecer que cada célula contém o DNA, com todas as informações genéticas do indivíduo. Juntos obtem-se a distância da Terra ao Sol- 150 milhões de km.
Neurônios
"Computadores de última geração não chegam aos pés de seu cérebro"
O cérebro humano é capaz de estocar o número de informações contidas em 1.000 enciclopédias de 20 volumes. O encéfalo cresce até a idade de 15 anos e atinge o seu melhor rendimento, entre 15 e 25 anos. Ele contém ¾ das células nervosas do organismo. No início são 14 bilhões de neurônios, mas não passa de 10 bilhões na velhice. O ritmo de desperdício é de 10.000 células por dia. O peso médio do cérebro é de 1,4kg. Se analisarmos que o cérebro retém a memória e pensarmos a respeito… A memória é o mais notável registro da caminhada do homem pela vida. Nela, o mais incomparável computador que se tem notícia, todas as nossas vivências, desde a vida intra-uterina até o último suspiro se transformam em registros que não se apagam. Aprendemos a andar, dançar, cantar, datilografar e a programar computadores.Podemos aprender idiomas, há quem fale vários, (nascemos potencialmente capazes de falar todos) fórmulas químicas, astronomia, demonstrações matemáticas, pilotar foguetes interplanetários. Essa lista é infinita. Todo esse aprendizado seria inútil se não pudessemos armazena-los para uso posterior. O valor da memória é também ilustrado pelo fato de raciocinarmos e julgarmos com fatos memorizados. Somos ainda capazes de lidar com o tempo separando perfeitamente e relacionando passado, presente e futuro. O processo de armazenagem de informações no cérebro é indubitavelmente um processo químico, envolvendo redução de dados e codificação, que até os nossos dias não estão totalmente compreendidos.


A caminhada possui vários benefícios. [Ver: Caminhada- Benefícios]
A caminhada pode ser uma ótima aliada para uma vida saudável. Pode ser também uma excelente atividade física de início para quem ficou durante muito tempo afastado do exercício ou para os mais sedentários. Várias pessoas desanimam quando o assunto é caminhar. Tentam, tentam e “morrem na praia”. Desistem! O que fazer diante disso? O melhor é criar planejamento para a sua caminhada. Descubra algumas estratégias para manter a caminhada como uma atividade física regular: Descubra algumas estratégias para manter a caminhada como uma atividade física regular:
- Use roupas e sapatos corretos. [Ver: Caminhada – o que usar]
- Tenha objetivos claros com a caminhada. Qual o seu objetivo? Perda de peso? Enrijecimento? Ter uma apenas uma prática de exercícios diária?ou para fazer terapia? Trace seus objetivos para saber o quanto vai precisar andar.- Tenha um plano de caminhada. As pessoas que não seguem um plano de caminhada chegam a um ponto que não se sentem desafiadas com esse tipo de exercício e começam a tê-la como uma atividade monótona. O plano de caminhada é sempre associado aos seus objetivos, o que torna o exercício muito mais eficaz e prazeroso, já que você sempre estará saindo da “zona da facilidade do exercício” para um nível um pouco mais intenso. Consulte um especialista para lhe ajudar a criar um plano de caminhadas que atenda ao seu perfil e seus objetivos.- Possua companhia. Se alguém for caminhar com você fica mais difícil de desistir. Vale até entrar em uma turma de “caminhantes”, chamar seu vizinho, conhecer pessoas no próprio lugar de caminhada, convidar amigos e levar até o seu cachorro!- Exercite na intensidade certa. Se quiser emagrecer, a intensidade que você vai precisar exercitar é diferente de alguém que quer apenas enrijecer, por exemplo. O monitor de freqüência cardíaca também ajuda na avaliação da intensidade adequada para a sua prática diária de acordo com um diagnóstico médico.- Obedeça aos limites de seu corpo. Não é para fazer corpo mole! Há dias que você pode estar muito cansado, doente ou ter abusado na intensidade do exercício na última caminhada. Não pode ser algo freqüente, mas se esse é o seu caso, o mais aconselhável é recarregar as pilhas e guardar a energia para um próximo dia. Ou então, de repente você começa a sentir um desconforto enorme durante a caminhada. Se você sentir muito mal, o melhor é recuar.- Seja criativo. Se um dia não pode caminhar o tempo que você traçou como meta diária, caminhe menos e recompense no outro dia. Se você não puder caminhar todos os dias, tente pelo menos três vezes por semana. Ou se não tem um tempo longo para praticar caminhada, desça ou estacione antes do seu local de trabalho/escola e ande. Seja criativo e procure brechas e crie maneiras para ir caminhar. O mais importante é ter uma regularidade e não desistir!- Recompense a si mesmo. Deleite-se com um novo par de tênis, uma roupa para caminhada, pares de meias. Algo que possa lhe motivar pela caminhada, mas sem lhe jogar no “buraco”. Nada de se recompensar com um docinho pós-caminhada! As suas recompensas devem ser saudáveis! Não se esqueça que antes de começar qualquer atividade física é necessário fazer uma avaliação médica! Caminhe seguro e saudável! Conte para mim! O que você faz para não desistir da caminhada? Deixe seu comentário abaixo! afinal caminhar não pode ser sinonimo de sacríficio e sim de prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário