23 de abr. de 2012

RENATA REPOSITION X LAR RECANTO DA VIDA.




PACIENTE ONCOLÓGICO TAMBÉM TEM ALTERNATIVA DE VIDA MELHOR


O Instituto Independente de Pesquisas Estéticas a Pacientes Oncológicos de Bauru, Body Shape- Organizações Renata Reposition, vem se destacando por desenvolver um trabalho totalmente inovador na área de estética, voltada exclusivamente a pacientes oncológicos. Comandado pela terapeuta holística e esteticista Renata Cardoso, que durante 15 anos vem pesquisando a melhor solução pós- quimioterápica, tendo sido inclusive premiada internacionalmente pelo trabalho, o Instituto atua no atendimento a pacientes carentes, por meio de intercâmbios com Prefeituras e, médicos especialistas em câncer, e também particular.

Quando se fala em estética, a primeira impressão é que se trata de um trabalho fútil, voltado apenas para a aparência. No entanto, quando estamos em um período de mudanças radicais, com o fim do século 20, e uma explosão de busca por alternativas mais saudáveis de vida, não podemos considerar que o paciente oncológico esteja preocupado apenas com a aparência. Por isso, vamos tentar resumidamente, esclarecer a importância do trabalho desenvolvido pelo Instituto.

O câncer é uma doença arrasadora e, infelizmente, quando dá os sinais já se encontra em estágio avançado. Quem não entra em fase terminal e consegue suportar o tratamento doloroso, ainda tem chance de levar uma vida normal durante longos anos. É exatamente aí, que entra a parte de tratamento estético, com as inúmeras possibilidades que a própria Medicina e suas ramificações, oferecem.

Uma prótese mamária ou capilar, não significa para o paciente, apenas uma questão de aparência. Trata-se do resgate da dignidade do ser humano, quando ele se vê de frente com os resultados que um tratamento quimioterápico provoca. A doença causa mudanças drásticas e traumatizantes na vida de uma pessoa, levando-a a mudanças de comportamento, gerando depressão profunda e perda das referências da vida.

Segundo declara a terapeuta Renata Cardoso, a experiência em criar próteses externas para cabelos e seios, tem ensinado o que é mais cômodo e melhor para cada caso. A partir disso, cada paciente recebe um atendimento especial, personalizado, conforme suas próprias características e necessidades. A primeira atitude dos profissionais que atuam no Instituto, é fazer com que o portador de câncer, consiga se sentir novamente uma pessoa importante, mesmo com todas as dificuldades que acompanham a doença.

FUNDAÇÃO RENATA REPOSITION

Todo esse trabalho teve início com a Fundação Renata Reposition, criada em 1982, tendo como idealizadora a terapeuta holística, Renata Cardoso. Dentro da Fundação, foram instituídas algumas subdivisões como: Clínica Capilar e Facial Renata Reposition; Pronto Socorro da Estética; Consultoria da estética; Núcleo de Reposição Capilar e Mamária Externa; e a Clínica de Integração Estética e Psicológica. Atualmente, a fundação das empresas globalizaram-se no Instituto de Pesquisa Estéticas Pepacon, que conta com a recente filiada Body Shape.

Trata-se do único Instituto de Pesquisas Estéticas, exclusivo a portadores de câncer, no Brasil com reconhecimento e, único também a manter intercâmbio com Prefeituras Municipais, para encaminhamento de pacientes sem recursos, mediante triagem domiciliar. A filosofia de trabalho compreende fatores considerados fundamentais para o crescimento de um ser humano, entre eles: dedicação, rapidez no atendimento, segurança, qualidade, organização, honestidade, senso humanitário, carismatismo, e serviços personalizados.

O Instituto oferece a reabilitação capilar e mamária externa, hidratação corporal pós-quimioterápica, atendimento psicológico, terapias individuais e em grupo, atendimento hospitalar e residencial, salão de beleza exclusivo ao paciente, assessoria estética durante o período necessário com Aparência Terapêutica, relaxamento através de cromoterapia e fitas de Meta Hipnose, assepsia e orientação com Higiene Corporal, atendimento psicossocial a critério médico.

QUEBRANDO O PRECONCEITO

O Instituto Independente de Pesquisas Estéticas a Pacientes Oncológicos de Bauru, tem a preocupação de orientar o paciente, bem como, quebrar os preconceitos existentes com relação às próteses, tanto mamária como capilar.

Após os primeiros sinais de queda de cabelo, a principal queixa do paciente é que o couro cabeludo fica dolorido e os cabelos elétricos. A intensidade da queda varia de pessoa para pessoa , e também, depende do tipo de medicamento aplicado. É bom lembrar que nem todo medicamento quimioterápico causa problemas, por isso, é realmente importante a orientação médica. Só o médico sabe a possibilidade ou não de o paciente sofrer os efeitos colaterais do tratamento.

O trabalho de acompanhamento estético consiste também, em dar toda informação ao paciente, para que ele transforme em rotina na sua vida, a constante higienização do couro cabeludo, uma vez que, a utilização da prótese permite a higiêne de modo adequado.

Após a colocação da prótese, há um período de adaptação que precisa ser acompanhado pelos profissionais, especialmente, porque é a fase em que o acessório deve ser considerado pelo paciente como indispensável e confortável. Qualquer problema pode levar o paciente a se sentir desmotivado ao uso da prótese. No caso da prótese mamária externa, também há todo um trabalho para a adaptação do paciente, principalmente, no sentido de que ele sinta segurança e confiança em usar o novo acessório.

A PROCURA PELO INSTITUTO

A entrada de cada paciente pela primeira vez em um consultório, para reparos estéticos, provocados por efeitos colaterais ao tratamento quimioterápico, é sempre um processo considerado difícil. Nesse sentido, é importante que o paciente procure o Instituto para receber orientações e esclarecimentos de dúvidas, antes de optar pelo uso das próteses externas. Cada pessoa responde de uma maneira a esse primeiro contato, embora, o comum, através dos anos de experiência nesse trabalho, seja que a princípio, o paciente demonstre insegurança, depressão, angústia e ansiedade.

Todos esses sintomas são considerados normais e, não significa que o paciente não vai se adaptar à prótese. Ao contrário, a adaptação é tão boa que os resultados são visíveis, não só esteticamente, como também em relação à vida toda. O importante é a pessoa se sentir bem consigo mesma, pois, a partir daí, é capaz de ver a vida de uma outra maneira, propiciando a toda família, um comportamento mais feliz. Na opinião da terapeuta Renata Cardoso, mais importante que tudo, é que o tratamento é feito com amor e dedicação total ao paciente. Desta forma, a própria família aprende a encarar o que considera tragédia, como um fato real, passando a demonstrar cada vez mais amor ao paciente.

Ao longo de todos os anos de trabalho, a terapeuta Renata Cardoso, acumulou um farto material ilustrativo sobre suas pesquisas e os resultados positivos obtidos com os pacientes que passaram pelo Instituto. Para ela, é extremamente dignificante, constatar a mudança na vida de uma pessoa desde que ela chega ao Instituto, até sair completamente renovada. O carinho e a dedicação se fortalece cada vez mais, e, na verdade, acaba surgindo laços de amizades muito fortes entre os profissionais e pacientes e também, entre pessoas que têm o mesmo tipo de problema.

Todo paciente que procura o Instituto é atendido, com ou sem condições econômicas par bancar o tratamento. Isso é possível, graças ao intercâmbio mantido com psicólogos e assistentes sociais, que mediante triagem encaminham esses pacientes, quando são carentes, para receber o tratamento, que é inteiramente gratuito. O Instituto de Pesquisas de Bauru, é o único a desenvolver o trabalho de aparência terapêutica, exclusivamente ao paciente oncológico.

O resultado desse trabalho pode ser comprovado, através de fotos e relatórios, bem como, de depoimentos de pacientes que se submeteram a todo o processo de uso de próteses e hoje, embora tenham passado por momentos dolorosos, por causa da doença, ainda levam uma vida saudável, social, junto a amigos e familiares.

Para a terapeuta Renata Cardoso, quando se é imbuído de coragem, humanismo, dedicação e muito amor, é possível obter verdadeiros milagres, mesmo contra os males que assolam a humanidade e que crescem incontroladamente nesta virada de século. Segundo ela, o ser humano está em uma busca desenfreada não se sabe bem do que, quando deixa escapar oportunidades bem próximas de socorrer o outro e Ter uma vida mais decente. É isso que ao longo do tempo, ela, enquanto terapeuta holística vem tentando fazer, com seu trabalho junto a pacientes oncológicos.

Sr. Editor

Estamos enviando este material para sua apreciação. Resumimos ao máximo as nossas informações, por sabermos que seu tempo é escasso. No entanto, gostaríamos de contar com sua atenção, para a divulgação do trabalho do Instituto Independente de Pesquisas Estéticas a Pacientes Oncológicos de Bauru – SP, por entendermos que neste momento, alguém pode estar em busca de apoio e, por falta de informação não sabe a quem recorrer. Cerca de 80% dos pacientes atendidos por nosso Instituto, são carentes, recebem atendimento gratuito e dependem da boa vontade de profissionais como assistentes sociais dos municípios para a triagem e encaminhamento. Desta forma esse importante órgão de comunicação estará prestando mais um grande serviço à comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário