16 de abr. de 2012

CANDONBLÉ CULTO AÕS ORIXAS.


Orixás

Deuses Africanos, Guias Espirituais, Entidades do Canbomblé e da Umbanda. Conheça os 18 Orixás mais cultuados em Brasil. Cada um deles tem sua história, seu simbolo, dia da semana, alimento e saudação


O que são ofertas, oferendas, rituais, e sacrifícios na Umbanda.


Palavras pesquisadas no Dicionário:
Oferta - ação ou efeito de oferecer, dádiva.

Oferenda – oferta, presente com fim religioso.
Ritual – conjunto de cerimônias e regras de uma religião, culto cerimonial, etiqueta.
Sacrifício – sacrificar, oferecer-se em holocausto, imolar, renunciar etc.

Na Umbanda
Ofertar é você começar tomando uma atitude, “doar-se” como em relação a sua mediunidade, exemplificando oferecer-se como serva a Deus primeiramente e logo a seguir aos trabalhos mediúnicos realizado no templo. Concluindo, o ser humano como um templo divino que é, estará se oferecendo para auxiliar o próximo. Oferenda é ; presentear aos santos e orixás por algo recebido em meu benefício.



Ex: oferendar Mãe Iansã (orixá) ou Santa Barbara (santa católica ) depois de uma tempestade, com vela, oração em agradecimento, pois tanto Iansã ou Santa Barbara estão sujeitos a um fenômeno climático. Ao oferendar a divindade, não se está fazendo nada mais do que uma reverência, pois estamos demonstrando nosso amor, nossa fé. São eles que se sacrificam por nós, ao assumirem o compromisso com o Pai de zelarem por nós , seus filhos. Toda oferenda deve ser realizada com respeito.




Nosso Pai Maior (Deus), não se importa com a forma em que os seus filhos cultuam os orixás, mas sim com que sentimento ofertou as divindades. A oferta, a oferenda, não está na quantidade de elementos na grandeza do banquete aos olhos do povo e sim no respeito, na Fé ao ponto de força não profanando o local com pensamentos e atos chulos. Para os religiosos de Umbanda, um santuário natural como o mar as matas, cachoeira etc. são de suma importância, porque ali está a grandiosidade de Deus, ali está a energia pura, quanto ao material a ser ofertado varia de local e orixá. Para realizar uma oferenda devemos ser objetivos, compenetrado e reverentes.






As oferendas nos rituais são muito usadas em cultos de Umbanda e Candomblé, tendo os sentidos:
Religioso ; é quando ao oferendar uma divindade a reverenciamos com amor, respeito e Fé.
Magístico ; é quando oferendamos uma divindade ou guia espiritual “clamamos “ para que nos auxilie em alguma dificuldade.














Você sabia?

Na oferenda religiosa ; você entrará na “sintonia” colocando-se na mesma faixa vibratória mental e religiosa com a divindade oferendada.
Oferta magistica > você precisa “ ativar” os poderes dos guias ou orixás colocando-as em ação em seu benefício ou a outros.
Já nas oferendas ritualísticas, estas são de auxilio efetivo, como assentamentos, Guias trabalhadores, os orixás que a casa esta sob sua regência, todos estes implica em deveres a serem cumpridos religiosamente.

Existe no ritual de Umbanda:

Oferenda de agradecimento
Oferenda de desmagiamento
Oferenda purificadora
Oferenda para pedira ajuda
Oferenda de firmeza
Oferenda aos Orixás, estas são básicas de um Umbandista.

Ritual
Todas as religiões possuem um ritual próprio, para diferenciar uma da outra, é uma forma de cultuar o alto do altíssimo. Ritual é um identificador que tem a função de estimular e consagrar num mesmo nível vibratório mental e religioso os fiéis





O ritual de Umbanda é muito rico, mesmo que possam ser encontrados alguns ritos parecidos a outras religiões não possuem os recursos dos umbandistas, como:

Cultos aos ancestrais ou antepassados
Culto aos mortos ou as almas
Culto as divindades ou orixás
Culto aos espíritos luminares ou mentores
Culto aos espíritos ascensionados ou santificados
Culto as forças da natureza
Culto aos elementos da natureza e aos encantados
E o que é importantíssimo o Culto a Deus que também chamamos de Olorum.

Além das funções dos médiuns que como templo vivo, carrega em si tudo o que se vê num terreiro de Umbanda.


Sacrifícios ; na Umbanda não há sacrifícios de animais. Esta oferenda pertence aos nossos irmãos do culto de Candomblé. Não é correto misturar o ritual de Candomblé com o de Umbanda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário