29 de abr. de 2012

O PROJETO DEVE CONTINUAR!!!!!




INÉDITO

5.000 (cinco mil) Perucas provaram que podem curar a “alma” do portador de Câncer...










“ A BELEZA QUE CURA”
“ NOVA ARMA CONTRA O CÂNCER”....



Pesquisa inovadora Beneficia Pacientes Oncológicos - Câncer por Renata Cardoso, autora da pesquisa.



“QUANDO UMA PESSOA ADQUIRE O CÂNCER ACONTECE VÁRIAS MUDANÇAS EM SUA VIDA. ESSAS MUDANÇAS SÃO DRÁSTICAS E TRAUMATIZANTES. A IMAGEM CORPORAL COMPROMETE SUA AUTO-ESTIMA, GERANDO DEPRESSÕES PROFUNDAS E PERDA DO VÍNCULO AFETIVO”.




“AS DEPRESSÕES SÃO DESASTROSAS PODENDO ATRAPALHAR A EVOLUÇÃO DO TRATAMENTO”






NOSSO TRABALHO RECUPERA Á AUTO-IMAGEM. O PACIENTE TORNA-SE SAUDÁVEL, UM MEMBRO DA SOCIEDADE NOVAMENTE, MELHORANDO SUA QUALIDADE DE “VIDA”

É IMPORTANTE LEMBRAR QUE TRABALHAR COM A IMAGEM DE UM PACIENTE COM CÂNCER, NÃO É SÓ ESTÉTICO, É REPARADOR E DEVE FAZER PARTE DE SEU
TRATAMENTO.
A AUTORA RENATA CARDOSO
SUCESSO GARANTIDO... A pesquisa vem se demonstrando correta, garantindo o bem estar aparente do paciente garantirá também sua reintegração psíquica.






Prezado Senhor

Meu nome é Renata Cardoso, sou dirigente do Lar Recanto da “Vida, em Bauru, Estado de São Paulo, Brasil.
 O Lar Recanto da “Vida” Associação de Amparo aos Necessitados Apoio Estético indispensável a Portadores de Câncer de Bauru/SP, foi fundada em 1984, tendo como presidente Renata Cardoso, é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos que nasceu na Associação de Amparo aos Necessitados. Uma entidade espírita assistencial e humanitária que conforme definido em seus estatutos se propõe a prover o estudo, a prática e a difusão do Espiritismo com base nas obras da Codificação de Allan Kardec e no Evangelho de Jesus a prática da caridade espiritual, moral e material dentro dos princípios espíritas; e a união solidária e a unificação do movimento espírita, colocando o Espiritismo ao alcance e a serviço de todos”.

  Lar Recanto da “Vida” é associada a Entidade Espírita Assistencial e Humanitária fundada em 1987(hum mil novecentos e oitenta e sete), pela minha pessoa e que até hoje conta com credibilidade de uma entidade séria , conquistada no decorrer dos 20 (vinte) anos de trabalho.


“A BELEZA QUE CURA”
Os que sofremos os efeitos colaterais da drogas da “quimioterapia”
Aparência Terapêutica: Nova Arma contra o Câncer.

Meu histórico baseia-se na experiência vivenciada com 12.121(doze mil e cento e vinte e um) pacientes oncológicos no decorrer desses 20 anos 2001. O “Lar Recanto da Vida Ala da “Beleza que Cura” foi criado para solucionar a necessidade de pessoas que ao buscar conforto espiritual, após receber o diagnóstico do Câncer e passarem por todas as fases necessárias para retirada do tumor, passando pela quimioterapia ou radioterapia craniana em conseqüência a perda de cabelos – perdiam-se sua identidade pessoal e com isso as mudanças drásticas e traumáticas ocorrem em suas vidas.

A imagem corporal acaba comprometendo sua auto-estima gerando depressões profundas e perda do vinculo afetivo. Para essa afirmativa. observei centenas de pessoas que chegavam para serem atendidas espiritualmente sem identidade, com a perda parcial ou total dos cabelos, e acabaram ficando muito desmotivados com o tratamento após a reabilitação através de Perucas Fixa. Assim que iniciamos nossos trabalhos, colocávamos 4 pedaços de plástico de cristal frontal, orelhas e nucas, onde poderia apoiar o adesivo dupla a face da Jhonson & Johnson- por isso este nome, era notória a mudança de atitude; aparentando um inicio de melhora na aceitação da doença e conseqüentemente os seus tratamentos.
 Foi com esta certeza que acabei por fundar o Instituto “Lar Recanto da Vida”. Nosso trabalho nunca tratou de um comércio, mas sim de um recomeço, ou seja, o início de uma nova fase. Esta fase no Instituto mostrou aos profissionais de saúde que dele passaram a fazer parte voluntariamente, que junto com o restabelecimento da imagem corporal que reflete no emocional e social passavam a viver melhor em “qualidade de vida”.O número de pacientes foi aumentando e com isso formamos uma equipe técnica interdisciplinar para esclarecimentos, orientações e apoio durante o tratamento de todos os pacientes.

 Mas o ênfase deste apoio mesmo fica por conta dos terapeutas de beleza. O sucesso ou o fracasso depende exclusivamente destes profissionais voluntários, tão logo que provei cientificamente que mantendo a aparência aparente do paciente garantiria sua reintegração Psíquica.
intitulada.“A Melhor Solução Pós Quimioterapia” (Vide anexo) depois que a publicação foi vinculada por meio da imprensa falada, escrita, televisionada no Brasil. O número de pessoas vem multiplicando á todo dia; o sucesso da técnica de reabilitação na aparência terapêutica dos doentes com câncer é um sucesso assistencial. Com mais de 350 cidades do Estado de São Paulo e até de outros estados do Brasil, criamos um intercâmbio com prefeituras municipais para o encaminhamento destes pacientes que mediante triagem domiciliar comprova a real situação da sua saúde, bem como a sua situação sócio-econômica, para que não haja fraudes; e encaminha o paciente via ambulância para o tratamento gratuito de Apoio na Estética Psicológica, quero ressaltar que o sucesso deste apoio indispensável ao paciente oncológico dá-se por alguns aspectos que vale ressaltar.
 O paciente que recorre aos nossos serviços de apoio é obrigado a fazer parte do grupo de Terapia de Beleza 2 vezes semanalmente para os que moram até 50 Km de Bauru / SP; para os outros que moram em um raio de mais de 100 Km 1 vez a cada 15 dias são trazidos por ambulância encaminhados pela ala assistencial de sua cidade de origem.
Os encontros são necessários. Primeiro: quando chegam ao Instituto já em fase de retornos é verificado a adaptação da peruca fixa ou prótese capilar e se estão seguindo nossas receitas como asseio com os cabelos, higiene corporal, etc.

Troca de adesivos para lavar a cabeça, de forma sem a peruca fixa. Cuidam da pele facial e corporal. Todos os rituais de beleza é fundamental e são realizados por uma equipe de cabeleireiro e esteticistas. Após essa sessão, onde todas que pertencem ao grupo de 30 pessoas por alas, ficam carecas
 Neste único momento que é permitido ficarem sem a peruca fixa, vivenciando as mesmas experiências sem espelho e sem contato com familiares (ou) seja proibida a entrada de outras pessoas que não seja nossa equipe de psicólogos, fisioterapeutas, médicos, fonoaudiólogos e terapeutas de beleza e apoio.

Após bate papo entre elas, palestras em grupo, tiram dúvidas, trocam de experiência, vão para o salão de beleza (vide anexo fotos), para fazer adaptação da peruca(prótese capilar) para concerto, caso necessário, é feito como reajuste , tintura, banho de creme , reflexo, escova e muitos outros são realizado na peruca, que após assepsia capilar e lavagem da mesma.

 Para cada mês de uso da peruca a mesma recebe novo visual como se fosse á um cabeleireiro normal fixada novamente na cabeça onde todo os serviço são feitos com ela na cabeça e assim possa dar novos “ares” de beleza, evitando que o paciente canse da aparência programada e que a mesma não fique com aspecto pesado, de um carimbo. Também é de se ressaltar que ao colocar uma peruca fixa ou prótese capilar é solicitado fotos daqueles que já perderam os cabelos; quando nos procuram para que possamos transformar a peruca na cor ou textura idênticos os traços fisionômicos da pessoa.

Por isso, neste trabalho não usamos perucas sintéticas, somente as de cabelos humanos e naturais, por ser aconselhado em nossos rituais terapêuticos: coloração-descoloração-escovas-permanentes-etc.

Após pentear as perucas em suas cabeças e aí sim frente ao espelho, onde também todos recorrem à maquiagem, bem como sobrancelhas de rena, quando perdem,vivenciam a transformação do antes e depois; com um toque mágico e divino (vide fotos anexo).Nesta terapia todas passam o dia juntas. Além de fornecermos todos os rituais de beleza, elas também recebem refeição local e em alguns casos cestas básicas, roupas, sapatos e remédios, dentro de nossas possibilidades.
Quando termina a terapia, todos se despedem e retornam de volta para suas casas, porém muito mais bonitas, cheirosas, principalmente com a auto-estima muito elevada, conforme comprovadamente pelos entes queridos (familiares) e médicos responsáveis pelos seus tratamentos em depoimento.

 É importante ressaltar também que aqueles membros do grupo que ficam impossibilitadas de comparecer as terapias. Nosso grupo faz o acompanhamento através de visitas hospitalares ou residenciais. O Instituto senhores tem como diretriz proporcionar a pessoas portadoras de Câncer o acompanhamento desde o inicio, quando a pessoa toma conhecimento da doença até a fase terminal ou a cura definitiva quando o paciente consegue vencer a doença. Ao serem encaminhados por médicos, assistentes sociais, psicólogos ou outros profissionais que tem conhecimento de nosso trabalho, a partir disso o paciente.
 já estará inserido dentro do processo de reabilitação, de reconstrução da sua imagem e seu “eu” interior e exterior, baseado em nossa visão de desvelar criticamente o sentido de sua presença no mundo entre os homens e o momento de dor que esta passando. Representar-se como uma pessoa única, em sua concessão de personalidade, caráter, etc. No mundo e ter a clareza de sua circunstância pessoais dos anexos que ligam a sua totalidade mais ampla do social, por isso, nós trabalhamos com fundamentos na ciência , que a realidade pessoal e social do paciente através de nossa equipe de ação tenham possibilidades com potencialidade abertas para desabrochar.

Ao longo da minha carta, você pode ver que um simples trabalho, mais, porém muito humanitário estamos conseguindo aliviar centenas e centenas de pessoas, que em algum ciclo da vida se vê da noite para o dia perdidos - sem suas identidades fisionômicas e com isso exclui-se socialmente e permitem-se os fortes abalos psicológicos traumatizantes.

Vivemos em uma sociedade onde a mídia recobra a toda hora uma boa aparência das pessoas, como sinônimo de beleza e saúde. Então, como é que estes pacientes vão se sentir em algum momento deste tratamento por mais forte que seja, já que o que conta nestes momentos difíceis é o externo reflexos da alma...pois bem... foi trabalhando com perucas, transformando em próteses capilar com “alma” e por integrar o portador de câncer a sociedade sem traumas e seqüelas causadas pela queda de cabelo que eu recebi um prêmio intitulado pelo auto cunho social e humanitário do meu trabalho que me tornei uma pessoa muito conhecida na classe médica e muito especial pelos menos afortunados pela sorte, de onde vem toda minha recompensa pelo que faço; porque me relaciono com cada um e os meus ensinamentos também são mantidos com disciplina pelos meus sucessores, discípulos que me ajudam nesta missão gratuitamente, com a ajuda de pessoas físicas e jurídicas e pessoas de boa vontade iguais a mim; um relacionamento sigiloso, sem imposição religiosa e orientações aos portadores de câncer.
Este apoio senhores, faz ao meu ver necessário mesmo porque a experiência me comprovou que não é uma simples peruca ou prótese capilar que pode ajudar o paciente. Se esta não surtir o efeito desejado, problemas psicológicos podem vir a tona ou se agravarem. Procuramos através de um trabalho sério, honesto, humano e responsável, fazer com que o paciente sinta sua aparência idêntica a original, ou seja, como era antes do inicio do tratamento. Sei bem que aqui no Brasil, bem no exterior existe comércio, fábricas de perucas onde tem-se para comprar o que lá esta ou confeccionar a mais parecida possível com sua imagem.

No entanto não é essa a questão em mérito, estamos falando do acompanhamento adequado semanalmente onde se transmite com naturalidade e simplicidade todo carinho que estas enfermas necessitam com a imagem corporal e emocional-fisico e apoio espiritual em grupo em um só lugar. Nem todas as lojas convencionais podem bancar atendimento filantrópicos a essa população que a cada minuto aumenta tanto e precisam serem ajudados, também seus funcionários não recebem treinamento sobre saúde (oncologia) e nem tem tempo a oferecer dedicação exclusiva a estes pacientes em todas suas fases como: amor, dor, revolta, pois é fundamental e já mencionei nesta carta sobre atenção necessária neste período em que eles tem que optar pela situação a utilizar um acessório como as perucas é muito louvável todo carinho que os funcionários ou proprietários de salões de cabeleireiro, lojas, fabricas prestam em solidariedade a essa população quando solicitados.

Mas estou falando para vocês do vinculo criado com estas pacientes que muitas vezes se repetem durante 1(um) ano ou mais, como pode ser comprovado em nossos arquivos. Nossos pacientes só obtêm alta depois que seus cabelos crescem aproximadamente 4(quatro) centímetros. Aí então a prótese é dispensada ou retirada num clima de extrema alegria e festa, porém com uma certa dor ao nos despedirmos deste que com fé e esperança em nosso incentivo, sobreviveram a própria doença e mesmo para aqueles 80% terminais da doença e vão á óbito arrumamos para últimas homenagens a pele e os cabelos, tendo assim ao meu ver mais dignidade.

 Nesta hora da despedida final, por tudo isso é que quero terminar esta carta dizendo á você que trabalhar com imagem de um paciente com câncer não é só estética, é reparador e deve fazer parte do seu tratamento e que para continuar prestando auxilio a dezenas de pessoas que nos procura diariamente preciso muito do seu apoio para não deixar sem atendimento tantos que dele vem se beneficiando até agora.
Ressalto ainda que meu trabalho embora seja de utilidade pública, até hoje esta área, e todo custo benéfico tenho sustentado com meu trabalho incansável e com a ajuda de empresas e pessoas físicas que nos ajudam.
 Não recebo qualquer ajuda do órgão Municipal, Estadual ou Federal. Quero que você saiba que há 15 anos atrás tentei convencer políticos, vereadores e deputados da relevância do meu trabalho filantrópico dado como assistência gratuita ao Portador de Câncer que a meu ver é uma população muito maior do que se pode imaginar.A resposta que tive é que embora meu trabalho fosse muito importante e até necessário, havia outras prioridades do que os pacientes com câncer que atendo é na sua maioria são pessoas que morreram rapidamente e não rendem assim votos, ou seja, fiquei convencida mais ainda que minha responsabilidade como ser humano espiritualista aumentava diante do grande descaso público com estes pacientes que ficariam ma mercê da sorte para se curarem e vencerem sua própria doença.

 Queria que você analisa-se minha carta e o meu apelo com toda imparcialidade possível e seu coração for tocado e você possa me ajudar com alguns acessórios descritos abaixo (não necessariamente novos) agradeceria de todo meu coração e que Deus ilumine sua vida e da sua família e multiplique seus negócios com sucesso. Também nós colocamos á disposição para quaisquer esclarecimentos ou para conhecer nosso trabalho.




Lista do que necessitamos com urgência

PRIORIDADE
1. Perucas de qualquer cor, tamanho ou textura - com defeito ou não. Adesivos dupla face – apliques;

2. Alimentos não perecíveis;

3. Roupas e sapatos , podendo serem usados ou não;

4. Próteses mamárias e sutiens;

5. Maquiagem podendo ser já usados em tudo final, tintura de cabelo, descolorantes, cremes hidratantes, enfim, cosméticos em geral. Desodorante, pentes, escovas, secadores de cabelos, etc.

Objetivo da nossa assistência e atividades:

1- Terapia de Beleza

Objetivo de Cada atividade:


Terapia de Beleza Corporal – Proporcionar melhor aceitação da doença, fortalecer a área emocional necessária para que o paciente recupere seu controle e equilíbrio emocional tornando-se forte e com desejo de viver.

Terapia Corporal – As várias abordagens terapêuticas corporais existentes, deve ser trabalhada no sentido de proporcionar ao paciente o bem estar geral levando-os a ter harmonia física (alivio da dor) e espiritual (promoção de relaxamento redução do estresse e ansiedade).


Terapia Psicológica com Pacientes – Possibilitar ao paciente a reconstrução de sua vida visando que ele consiga superar as dificuldades impostas pela doença. Apoiá-lo para que suas emoções sejam equilibradas e ajudá-lo a enfrentar todos os sentimentos negativos que o diagnóstico de câncer traz consigo.

Terapia Psicológica com os Familiares – Favorecer a melhoria do convívio familiar, a aceitação que existe um membro com câncer e muitas vezes o sentimento de culpa que acompanha.

Grupo de Enfermagem – Orienta o paciente e seus familiares a forma correta de lidar com o tratamento havendo assim uma melhor facilidade de compreensão às limitações físicas impostas pela doença.
Grupo de Nutrição – Orienta o paciente e seus familiares a importância da manutenção do peso através da alimentação e a dieta necessária devido aos efeitos colaterais que a quimioterapia ou radioterapia trazem.

Grupo de Fonoaudiologia – Tem como objetivo especifico, realizar intervenções em curto espaço de tempo com rápidos resultados, os pacientes que foram atingido pela doença na área que se refere á fala, articulação, mastigação, deglutição ou audição.

Grupo de Fisioterapia - Prevenir e orientar sobre a condição do paciente, procurando aliviar os sintomas tais como: dor, enfraquecimento muscular, capacidade respiratória e danos musculares.

Oficina de Artes Plásticas - Proporcionar uma forma de expressões para as emoções, auto-expressão, criatividade, alívio do estresse, autoconhecimento, chegando até o prazer de se auto-expressar.

Oficina de Artesanato – Estabelecer uma base sólida de apoio aos momentos de depressão desenvolvendo também desenvolvimento manual e intelectual. Visa também aliviar o estresse.


Grupo de Vivência com paciente – Promover aos pacientes trocas de experiência relacionadas á doença e sua vida pessoal, onde eles expressam seus sentimentos aos iguais procurando melhorar o enfrentamento e melhora na qualidade de vida.

Grupo de Vivência com os familiares – Colaborar para que as famílias dos pacientes consigam trocar experiência com a finalidade de melhor compreender, que não estão sozinho e que tem condições de se ajudarem.


Promoção de Eventos – Tem por finalidade mostrar os progressos obtidos pelos pacientes em relação á doença, melhorando a auto-estima.

Cabe neste tópico destacar que o serviço social tem além de participação em várias atividades, realizar o atendimento e orientação inicial ao paciente e seus familiares e que o médico psiquiátrico seja solicitado quando houver necessidade.


Contatos e correspondência:
LAR RECANTO DA “VIDA”
Renata Cardoso
renatacbauru@hotmail.com



























































Nenhum comentário:

Postar um comentário