20 de abr. de 2012

NATUROLOGIA APLICADA..







  NATUROLOGIA APLICADA  NATURÓLOGO.!!!!
"Profissional que utiliza técnicas terapêuticas na prevenção, manutenção e promoção da saúde, considerando as interações entre os estados físicos, mentais e emocionais do indivíduo"

O que é ser um naturólogo?

O naturólogo, ou natuterapeuta, é o profissional que estuda e aplica a naturologia. A naturologia é a ciência da área da saúde que estuda, dentro das terapias naturais, métodos modernos e tradicionais de cuidado, manutenção e recuperação da saúde, na tentativa de promover o bem-estar, a qualidade de vida e equilíbrio entre o ser humano e o meio em que vive. Esse profissional é responsável por identificar a origem dos desequilíbrios causadores das doenças, pesquisar técnicas, analisar as necessidades individuais, recomendar os tratamentos complementares mais adequados a cada paciente e detectar possíveis problemas de saúde, sempre visando sua integridade física e psicológica. Dentro das áreas de pesquisa do naturólogo estão: as plantas medicinais e essências de flores, suas características e efeitos no organismo humano, cores e luzes, massagens terapêuticas e específicas, importância das atividades físicas e da alimentação saudável, entre outras, analisando e adaptando as técnicas de tratamento às características e necessidades específicas de cada paciente.



Quais as características necessárias para ser um naturólogo?

Para ser um naturólogo, são necessários conceitos da área de humanas, como psicologia e antropologia, além do conhecimento aprofundado das ciências naturais, suas aplicações, indicações, propriedades básicas, benefícios e etc. Conhecimentos de medicina e de técnicas tradicionais e modernas de tratamento também são importantes. Além disso, outras características interessantes são:


Qual a formação necessária para ser um Naturólogo?

Por ser uma profissão muito nova ainda, no Brasil, existem poucos cursos de formação para naturólogos, embora já existam alguns reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). Para os interessados em ser um profissional dessa ciência da saúde é possível fazer curso superior em naturologia, ou algum outro curso de formação que seja reconhecido. Nos cursos o profissional deve aprender desde matérias básicas para todos os curso da área da saúde, por exemplo anatomia, fisiologia, farmacologia, antropologia e psicologia, além dos estudos em botânica, biofísica, bioquímica e psicopatologia até disciplinas profissionais  em outras.alizantes baseadas na medicina chinesa, Ayurveda, terapias vibracionais, antroposóficas e xamânicas, como fitoterapia, massoterapia, cromoterapia, terapia floral, nutrição aplicada em naturologia, hidroterapia, aromaterapia e muitas outras. 


Principais atividades

Realizar consulta com o paciente
analisar as necessidades e os problemas individualmente ou em grupos
diagnosticar os problemas, sejam de origem física ou psicológica
identificar desequilíbrios precursores de doenças
analisar o paciente e elaborar a melhor forma de tratamento
estudar as terapias naturais, suas propriedades, indicações e benefícios, para adequar o tratamento ao paciente elaborar um tratamento envolvendo as terapias naturais, ou até combinando-as, de maneira a torná-lo mais eficiente, de acordo com as necessidades do paciente
realizar as terapias naturais juntamente com outros profissionais e técnicas, como forma complementar de tratamento, tentando assim melhorar sua eficácia.
verificar melhoras no quadro do paciente, e analisar os benefícios e os efeitos de cada tratamento em naturologia, reestruturando- o se necessário
trabalhar em conjunto com outros profissionais, em grupos multidisciplinares de pesquisa e aplicação de terapias
palestrar sobre temas como Qualidade de Vida ou outros relacionados as terapias complementares e alternativas


Áreas de atuação e especialidades

O objetivo do Naturólogo é promover a saúde estimulando o indivíduo a encontrar o caminho inverso da doença, sempre buscando a causa do desequilíbrio vivido. O Naturólogo pode então atuar em diversos lugares como: instituições hospitalares, casas de saúde ou postos de saúde: trabalha na elaboração de planos de tratamento utilizando terapias complementares e alternativas na busca da promoção, recuperação e manutenção da saúde casas de repouso: trabalha na aplicação das técnicas de terapias naturais aos idosos, procurando a melhoria da qualidade de vida e a diminuição de sinais e sintomas como transtornos depressivos e ansiosos, dores e carências afetivas estabelecimentos hoteleiros, resorts e estâncias hidrominerais: trabalha junto à grandes empresas hoteleiras, oferecendo aos hóspedes consultas e terapias naturais, visando seu bem-estar e lazer spas e clínicas: trabalha com as terapias naturais, sempre tentando adequar as terapias ao cliente instituições de pesquisa: trabalha com a pesquisa de técnicas naturais antigas ou modernas,em grupos multidisciplinares ou não, estuda a história do seu desenvolvimento e as formas de melhorá-las clínicas privadas: pode trabalhar no atendimento ou na gerência de clínicas de terapias alternativas e spas, sendo funcionário ou dono da mesma Esse profissional atua na área da saúde e do tratamento médico complementar, podendo atuar junto a todas os tipos de terapias naturais. Entre elas, as mais comuns são: Esse profissional atua na área da saúde, não havendo limite de idade para beneficiar-se das práticas de um naturólogo. Entre todas as técnicas terapêuticas que compõe as práticas integrativas e complementares, as mais comuns são:
cromoterapia: tratamento através da vibração das luzes e freqüência das ondas luminosas
fitoterapia: tratamento através dos princípios vegetais e plantas medicinais em forma de chás, tinturas e extratos hidroterapia: técnica que utiliza a água em forma de banhos, pedilúvio, escaldapés, etc para promover o bem-estar e saúde massoterapia: massagem que promove o equilíbrio corporal
reflexologia: técnica que promove o equilíbrio dos reflexos através de manipulações em zonas reflexas como pés e mãos iridologia e irisdiagnose: técnicas que se baseia nos olhos do paciente (íris) terapia floral: tratamento por meio de florais , que são essências de plantas e flores aromaterapia: técnica que promove o bem-estar a partir dos aromas de óleos essenciais arteterapia: envolve a arte como método terapêutico através de desenhos, construções em argila, pinturas, etc auriculoterapia: método que envolve a orelha e os reflexos do equilíbrio através da aplicação de estímulos terapêuticos como sementes e microesferas
técnicas de meditação e Yoga trofoterapia: técnicas de nutrição e dietas naturais talassoterapia: tratamento com princípios minerais


Mercado de trabalho

As formas de tratamento alternativo estão em constante crescimento no mercado mundial, apesar da falta de estatísticas oficiais. A OMS (Organização Munidal de Saúde), já tem registradas 138 terapias alternafundamentadamente do futuro.tivas. Esse aumento da procura às terapias alternativas faz com que o mercado esteja cada vez mais favorável para os profissionais da naturologia, não só no Brasil, mas no mundo todo. Segundo estimativas, no Brasil, em cinco anos, o número de profissionais de terapias alternativas triplicou, atingindo os 60.000 profissionais. Especificamente para o naturólogo, o mercado é bastante promissor. O reconhecimento de um novo conceito e forma de olhar um indivíduo tem conquistado a população, e os benefícios de técnicas terapêuticas milenares como a acupuntura e a massoterapia, comprovam que esta é uma profissão












A Naturologia atua na promoção, recuperação e manunteção da saúde (física, mental, emocional, energética e social) com as terapias naturais, buscando o equilíbrio, a qualidade de vida e a saúde integral, respeitando a individualidade de cada ser humano.A Naturologia tem se mostrado eficiente para tratar dores crônicas e agudas (distensão e enrijecimento muscular, , artrite, dores na coluna e outras), constipação (prisão de ventre), estresse, enxaqueca, depressão leve, ansiedade/angústia, insônia, cansaço, sistema imunológico fraco, gastrite, má digestão e outras disfunções.
O tratamento tem 3 etapas:
1) Consulta ( duração de 1h à 1h30 )
2) Plano de tratamento e desintoxicação (4 ou 6 sessões)
3) Tratamento (10 sessões)

1) Consulta - duração de 1h à 1h30
O naturólogo faz a entrevista com o paciente para conhecer seu histórico, hábitos de vida e os processos de saúde e doença que está vivenciando. Também são realizados diagnósticos da Medicina Tradicional Chinesa, pela língua, pulso e por um aparelho japonês, chamado Ryodoraku, que mede a quantidade de energia de cada órgão e a condição de saúde geral do organismo.


A Iridologia é outro meio riquíssimo de avaliação (emocional, energética e física). São realizadas fotos dos olhos com uma lente específica e, posteriormente, as fotos serão passadas para o computador para serem avaliadas.
2) Plano de tratamento e 1ª sessão de desintoxicação - duração de 1h30
A naturóloga traz o resultado das avaliações realizadas, as modalidades indicadas para desintoxicação e o plano de tratamento para o objetivo específico que o paciente veio buscar. Nesta mesma sessão, já se inicia a desintoxicação. A partir da 2ª sessão de desintoxicação (total 4 ou 6 sessões) cada sessão terá duração de 1h.

A desintoxicação é realizada através das terapias naturais de Geoterapia, Hidroterapia, Fitoterapia e orientações dos hábitos de vida, como uma alimentação com mais energia vital e consciência. A desintoxicação é importantíssima, pois facilita e intensifica a resposta do tratamento.
Fitoterapia - Utiliza-se as plantas medicinais em formas de chás, infusões, cataplasmas, tinturas, xaropes e cápsulas.





Geoterapia - Utiliza-se a argila medicinal que é rica em diversos minerais trazendo benefícios ao organismo como um todo, inclusive para desintoxicação.















Hidroterapia - A hidroterapia utiliza água, alga, sal marinho em pachos, duchas e escalda pés.
















Alimentação Consciente - Através de uma alimentação consciente é possível conhecer os hábitos alimentares de cada indivíduo e auxiliar em uma melhor qualidade de vida através de uma alimentação com mais energia vital, que prioriza alimentos integrais, orgânicos e naturais.3) Tratamento - Duração: 1h15

O tratamento é realizado com Acupuntura e/ou Cromopuntura associadas com as terapias naturais. São elas: Massoterapia, Reflexoterapia e Reiki. Também são orientadas, de acordo com a necessidade através da educação em saúde, as terapias de Floral de Bach, Aromaterapia, Fitoterpia, Geoterapia e Hidroterapia, que estende o tratamento para além do consultório dando continuidade ao tratamento em casa, resgatando e conscientizando a autonomia do paciente por sua saúde, para que ele tenha uma atitude ativa perante sua vida. Agora o paciente se torna interagente (aquele que interage, que participa com responsabilidade do seu processo de saúde).




ACUPUNTURA
A acupuntura provém da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Pode-se utilizar a punção de agulhas muito finas (0,25 mm) em todo o corpo, a estimulação elétrica, a moxabustão (uma planta antiinflamatória ativada pelo calor), auriculoterapia (estimulação de pontos com sementes na orelha) e sucção com ventosaterapia.Em crianças e em pessoas com hipersensibilidade às agulhas recomenda-se a cromopuntura como terapia semelhante.








CROMOPUNTURA
Utiliza-se cristais de diferentes cores que são ativados pela luz (corrente eletromagnética) e sobrepostos à pele nos pontos energéticos da medicina chinesa.















MASSOTERAPIA
Atua com o toque terapêutico agindo sobre músculos, articulações, pele, circulação sanguínea, linfática e no sistema nervoso com massagens relaxantes e estimulantes.

















REFLEXOTERAPIA
Atua em pontos específicos dos pés que quando estimulados geram uma resposta através do sistema nervoso em órgãos, glândulas e outras partes do corpo humano.
















REIKI
O Reiki é a captação da energia sutil chamada de prana ou qi que é captada pela naturóloga e conduzida ao interagente pelas mãos. Independente de religião, o reiki atua universalmente.











TERAPIA FLORAL SUCOS
Os florais  que despertam as virtudes de cada ser humano, promovendo a saúde e o bem estar em todos os âmbitos principalmente o emocional.








AROMATERAPIA
Utiliza-se os óleos essenciais de plantas aromáticas na promoção da saúde e atua diretamente no sistema nervoso central.





Nenhum comentário:

Postar um comentário