9 de mai. de 2012

AUTO CONHECIMENTO JUNTO A NATUREZA "QUALIDADE DE VIDA"



PAIXÃO PELA NATUREZA E PELA CAMINHADA. 


                          QUEM SOU?????

Somos Investidores em "Qualidade de vida" e caminhantes interessados em juntar o maior número possível de pessoas para caminhar pelo bem da saúde, do conhecimento, do lazer, da socialização, e da cidadania. Se você gosta de caminhar e deseja participar da nossa comunidade, basta fazer sua incrição pelo Email.
renatacbauru@hotmail.com. Como membro da comunidade, você pode participar com conteúdo no blog, comunicar-se com os outros membros, organizar caminhadas e divulgá-las para todos os membros da comunidade.



Quem organiza a caminhada quando fora do municipio , junta todo mundo, freta o transporte, negocia o preço da hospedagem e da refeição quando necessário, e fica responsável por cobrar de cada participante a sua parte nesses custos. Quanto maior o número de participantes em uma caminhada, mais barato fica pra todo mundo.



A idéia partiu da experiente terapeuta em" qualidade de vida" e caminhadas, Renata Cardoso, que há tempo recebe solicitações e sugestões de pessoas interessadas em caminhar, sobre a necessidade do serviço de apoio e outros, e sobre o interesse delas em que Renata  organizasse outras caminhadas além das do programa organizado pelo" Lar Recanto da vida".


OS ALICERCES DA CONCRETIZAÇÃO


Há muitas pessoas que têm vontade de fazer caminhadas em ambientes naturais ou rurais, e não as fazem por não conhecer, não ter quem as acompanhe, e até por questão de segurança. Então, a terapeuta  com experiencia  do turismo e apaixonada pelo Projeto das Caminhadas, resolveram unir seus esforços, propondo-se a realizar este belo projeto para criar tais oportunidades.



Pergunta!!Pacientes X Clientes - Como vencer os seus próprios limites na vida?


Renata - Não sou uma preparadora do corpo, mas da pessoa através do corpo. O corpo é uma ferramenta para desenvolver o potencial humano. Através do corpo físico, desenvolve-se o corpo emocional, mental e espiritual. É uma batalha vencer o próprio corpo. Tornando-se vitorioso sobre o corpo, torna-se também vitorioso na vida. É um encontro consigo mesmo.Portanto, na hora da atividade física, recomendo total contato com o seu interior evitando música ou um trabalho na esteira vendo televisão ou jornal para que a interação consigo mesmo seja completa. Quando você se supera, você vence qualquer pessoa. Enfim, vencer o limite do seu corpo criando vitórias através dele. Todo corpo tem um limite, uma freqüência cardíaca de repouso, consumo máximo de oxigênio... Quando você consegue empurrar estes limites sem ultrapassá-los, você vai ver que na vida consegue fazer a mesma coisa. Isto acontece porque a relação com o corpo é muito grande. É uma relação concreta com algo que você toca, vê e sente. Modificando o seu organismo você está ampliando seu limites físicos e emocionais.



NOSSOS OBJETIVOS:

Ao longo de todos esses anos de existência, o Instituto Renata Cardoso em  Bauru SP. vem desenvolvendo um caminho para o apoio no lidar com as "necessidades vitais do Ser Contemporâneo" no seu processo de Evolução Pessoal, que passa pelo Auto-conhecimento, preparando-o para viver com mais Qualidade e Consciência.


Nossa meta é oferecer instrumentos e conhecimentos oferecidos pelas Ciências orientais e a meditação reflexão, a Neurociências, e muitos outros rituais terapeuticos , para que você possa utilizar o que aprende  com a , vivências, palestras e atendimentos em seu dia a dia. Acreditamos que toda pessoa, quando no equilíbrio de suas habilidades mentais, físicas, psicológicas e energéticas, ativa seu potencial transformador e criador - e assim pode re-criar e transformar sua vida.



Quanto mais se conhece, mais fácil se torna escolher caminhos e atitudes adequadas ao seu momento de vida.Desta forma, é possível encontrar o caminho da Realização sem sofrimento, deixando de lado a posição de vítima das circunstâncias, para viver através do Amor, da alegria, da Compreensão, do Perdão
- o que corresponde a ampliação dos horizontes e à Autonomia na Vida.




A integração do Ser como um todo

- em cada uma de suas dimensões: físico, mental, emocional e espiritual - contribui para a cura efetiva.
Nosso trabalho visa o desenvolvimento do potencial que existe em cada indivíduo:
• fortalecendo suas qualidades - muitas vezes esquecidas
• revendo suas limitações e bloqueios - que o impedem de seguir em frente
• oferecendo apoio para que coloque sua atenção no ponto onde as mudanças realmente acontecem
• e finalmente, possibilitando apropriar-se de novas perspectivas e posições para enxergar com mais clareza e lidar com as situações que vive.



POR QUÊ NOSSOS TRABALHOS INTERESSAM A VOCÊ ?

O automatismo da vida moderna, pressa, falta de tempo, estresse, levam a necessidade de viver papéis e máscaras distantes da verdade pessoal mais profunda, dificultando a expressão de sentimentos.
O Ser Humano se afasta de seus propósitos reais, da sua verdade interior e de sua essência – “esquecendo” quem realmente é.... e passa a viver medo, ansiedade, raiva, mágoa, tristeza, dor - sofrimento.Torna-se vítima das circunstâncias, acredita que a vida é feita de limitações - entra num processo de acomodação, acreditando que "é assim que as coisas são.



A QUEM SE DESTINA O TRABALHO:

- A todos que se interessem em tomar de volta a vida em suas próprias mãos e viver com mais Saúde, Consciência e Qualidade de Vida - Aos profissionais da área da Saúde que se interessem por novos instrumentos que aprimorem seus atendimentos

VIVÊNCIA TERAPÊUTICA: PERDÃO - FAZENDO AS PAZES CONSIGO E COM OS OUTROS DOMINGO - 08/02/2010 DAS 09HS ÀS 12H30O ESPAÇO TERAPIAS EQUILÍBRIO " Lar Recanto da Vida" ESTÁ PROMOVENDO UM ENCONTRO JUNTO A NATUREZA COM PALESTRA E VIVÊNCIA TERAPÊUTICA. RENOVE SUAS ENERGIAS NESSA MANHÃ DE DOMINGO,
CONVIDE OS AMIGOS E PARTICIPE!!!!



NA PALESTRA e VIVÊNCIA:

- O papel do perdão, da compaixão, do amor incondicional e do servir na vida
das pessoas- Como exercitar o perdão / Aprendendo a perdoar
- Identificando mágoas conscientes e insconscientes / Seus efeitos no corpo
físico e emocional- Auto-perdão: libertando-se de ressentimentos passados e presentes
- Aprendendo a relaxar em meio ao stress do dia-a-dia- Exercícios terapêuticos



Facilitadora: RENATA CARDOSO é terapeuta holística, palestrante

motivacional ; desenvolve trabalhos voltados à qualidade de vida e autoconhecimento.



A dinâmica se insere no contexto da semana do meio ambiente, que acontece de 3 a 8 de junho, buscando sensibilizar as pessoas para a importância de atentarmos para a relação dos seres humanos com a natureza e para a construção de formas de interação sustentáveis. O grupo de terapia da auto-estima, que objetiva vivenciar, entre outras coisas, o resgate da identidade, da cultura e da auto-estima concebe a natureza e o ser humano como dimensões integradas, do que decorre que cuidar da natureza é cuidar de si, do outro e da vida de um forma geral.


NOSSAS ATIVIDADES

Nossas atividades são desenvolvidas visando o bem-estar, autoconhecimento, motivação e qualidade de vida das pessoas. Oferecemos atendimentos individuais e em grupo, cursos, palestras, vivências, dentre outros trabalhos em espaços próprios e de parceiros, além de realizarmos atividades junto à natureza.


VIVÊNCIA INTEGRAR-SE COM A NATUREZA

O objetivo desta vivência promovida pelo Instituto Renata Cardoso é conduzi-lo numa verdadeira viagem ao seu coração, através dos ensinamentos da natureza, ensinando-o a recuperar sua energia pessoal, reencontrando-se com seu mestre interior, ajudando-o a viver de forma mais harmônica e integrada, ajudando-o a reavaliar o que tem feito do dom da vida.





Meditação é um exercício de mergulho interior que busca esvaziar a mente e penetrar num silêncio profundo conectando você com a sua alma. A prática regular da meditação traz inúmeros benefícios:

» acalma o físico, o mental e o emocional» desperta potenciais adormecidos» traz mais lucidez e compreensão de fatos» auxilia nas situações onde o perdão é necessário



Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Entretanto, um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que esse efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, aumentando seus circuitos e reduzindo os riscos de problemas de memória e de atenção.






Estamos sempre a ouvir falar da importância da actividade física, que poderá ser simplesmente uma caminhada diária de 30 minutos. Já pensou em fazer as suas caminhadas em grupo? Mas porque lhe convém agrupar-se? Mais pessoas, equivalem a maior motivação, segurança, compromisso e entretenimento para todos. Se juntar pessoas às suas caminhadas só a vai beneficiar.

- As suas caminhadas vão ser mais divertidas, e também mais seguras, porque evita que enfrente sozinha qualquer ameaça externa, acidente ou problema físico.



- Caminhar em  grupo  dar continuidade e regularidade das caminhadas, porque existe uma “pressão” saudável para o fazer. - A caminhada é realizada numa intensidade em que pode conversar, sendo assim uma fonte de convívio, permitindo-lhe conviver, desligar-se do stress, relaxar, rir, conhecer pessoas novas.


 Caminhada em grupo aumenta a motivação para continuar a fazer as caminhadas, evitando que fique em casa a pensar que tinha “coisas mais importantes para fazer “. Nada é mais importante do que a sua saúde.

 Onco Expedições é um projeto idealizado por Renata Cardoso de promoção de viagens de ecoturismo e turismo e aventura para pacientes de câncer. Relacionado com o turismo de saúde em áreas naturais e responsabilidade social, o projeto oferece, gratuitamente, a pessoas que estão em tratamento ou pós-tratamento de câncer, a possibilidade de vivenciar desafios e psicoterapias de grupo ao ar livre. Uma forma de se fortalecerem para o enfrentamento das ansiedades e dificuldades impostas pela doença.


Este projeto pretende contribuir para que o portador de câncer possa olhar a vida por outro prisma, oferecendo-lhe a oportunidade para usufruir dos benefícios advindos do contato com a natureza. Esta iniciativa visa estimular a auto-estima, superar restrições impostas pela doença e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Através de uma proposta totalmente humanista, o Projeto  Onco Expedições alia atividades na natureza ao tratamento terapêutico, que surge para contribuir de forma inovadora na luta do paciente em sua recuperação contra o câncer e desmistificar a doença enquanto limitadora social e existencial.

Terapia

terapia da região selvagem, por vezes referido como a educação ao ar livre ou baseado em terapia de aventura, é um programa ao ar livre que se destina a ser terapêuticas na natureza. Eles podem simplesmente se auto-identificam como terapêuticos ou pode oferecer mais psicoterapia tradicional em um ambiente de deserto. Seu objetivo é orientar os participantes para a auto-confiança e auto-respeito. Os pioneiros no campo da terapia deserto

Controle de StressNo mundo moderno, estamos cada vez mais massacrados por estímulos dos mais diversos, que ocasionam distúrbios como stress, hipertensão, sensação de fadiga constante, falta de memória, perda do desejo sexual, etc...O estresse é a resposta automática do corpo a desafios e mudanças. Até certo ponto, ele é muito positivo e aumenta o desempenho, passando desse ponto, contudo, vai reduzir o desempenho e acabar levando a ansiedade e depressão, se não for controlado.
Ele pode causar grandes problemas para uma empresa, um país quando não for bem administrado. Fisicamente, pode causar problemas cardiovasculares e dores na coluna; psicologicamente, depressão e esgotamento nervoso; em termos de comportamento, pode levar ao abuso de álcool, drogas e a acidentes de trabalho.


Oi pessoal! quando caminho me sinto disposta para começar um novo dia de trabalho e enfrento tudo com bom humor. Meu intestino, que é preguiçoso, funciona que é uma beleza quando caminho. Pena que meu tempo seja tão curto e que não tenho um lugar legal para caminhar, pois em trabalho fora e moro em Olaria. Alguém tem alguma dica aí???
Caminhada Terapêutica - busca proporcionar aos usuários a integração com a natureza; a observação e o respeito ao meio ambiente; a participação em atividades físicas, recreativas e lúdicas; a expressão corporal e a interação social.


As mudanças de estilo de vida que podem tratar a depressão•O exercício:
A prática regular de exercício físico proporciona alterações químicas no corpo que levantam, naturalmente, o humor. Não precisa de treinar como se fosse correr a maratona: uma curta caminhada diária ajuda-lo(a)-á.


A Roda de Cura é um trabalho de integração com a natureza, que se utiliza de canções e exercícios emocionais, ativando um processo de cura e harmonização, vitalidade e purificação magnânima em cada participante.Durante os encontros celebramos a alegria de estarmos em círculo, buscando o que somos em nossa essência através de canções, partilhas em grupo, jornadas e práticas terapêuticas.


O objetivo desta viagem , é orientar pessoas que necessitam de informações mais detalhadas a respeito de Longevidade Futura, Vida Mais Saudavel, Alimentação Mais Adequada, Medicamentos Preventivos. Com o desenvolvimento da medicina dia após dia temos prolongado nossa existência agredindo menos a saúde, chegando a uma condição significativamente melhor devido a ação da prevenção dos medicamentos lançados praticamentes todos os dias, bem como o conhecimento clinico.



 

A caminhada é um excelente exercício para manter as pessoas saudáveis e integradas na sociedade. Ajuda as pessoas a terem mais amigos! A caminhada é também um excelente exercício para atingir um condicionamento físico saudável. Na caminhada, os riscos de lesões ortopédicas e cardiovasculares são mínimos em comparação a outras atividades.


A caminhada é a atividade física mais indicada para o diabético, que deve praticá-la de três a quatro vezes por semana por, pelo menos, meia hora. A principal dica é usar tênis confortável e caminhar em local plano, sem buracos e bem ventilado. Já foi demonstrado em muitos estudos que a realização de exercícios reduz os níveis de glicose e melhora a ação da insulina. Essas ações reduzem a necessidade de medicamentos orais e a dose de insulina a ser aplicada. Além disso, o exercício queima calorias, o que ajuda no controle de peso e melhora o humor, ajudando a enfrentar os problemas da doença.


Caminhar AUMENTA A EFICIÊNCIA DO SISTEMA IMUNOLÓGICO

. DIMINUI O ESTRESSE E COMBATE A DEPRESSÃO
A caminhada ajuda no tratamento de distúrbios psicológicos. Caminhar por 30 minutos, três vezes por semana, pode ser tão eficiente no tratamento de depressão aguda quanto a utilização de medicamentos.
 CAMINHAR EMAGRECE! O excesso de peso pode aumentar o risco para doenças cardiovasculares na medida em que aumentam suas chances de desenvolver hipertensão (pressão elevada), níveis elevados do “mau colesterol” e diabetes. A caminhada pode ajudar – e muito – a alcançar o peso ideal para manter a saúde.

Aproveite o que de melhor a natureza tem para lhe dar e parta à sua descoberta, observando de perto a fauna e a flora através de diferentes passeios pedestres. Caminhar ao ar livre é um excelente exercício físico que não envolve grandes dificuldades técnicas.


Boa noite amigos(as) do grupo "Quem não anda desanda--".

Nossa caminhada ontem dia 23/01/2009 com certeza foi um sucesso.
Sucesso esse que devemos primeiro a Deus, que junto caminhou conosco. Pois o dia amanheceu assim

Caminhar ao ar livre o leva a ter um contato maior com a natureza e é perfeito para desafiar seu corpo e sua mente a descobrirem uma sensação diferente de bem-estar. Exercitar-se dessa forma proporcionará uma pausa nos barulhos de música alta, luzes artificiais e dos flashes da televisão que normalmente vemos nas academias.


“Uma caminhada na Natureza pode ter dois sentidos: um para o destino escolhido e o outro para dentro de si mesmo.”A caminhada em silêncio é uma meditação feita na natureza. Meditar não é pensar, é entrega, presença e contemplação. A respiração é consciente e sincronizada com o ritmo dos nossos passos. Produz equilíbrio e serenidade. Caminhar em silêncio é uma oportunidade de viver o presente e sentir com intensidade a natureza no caminho.





LINDO MOMENTO DE REFLEXÃO, MOMENTO TERAPÊUTICO, NA TARDE DE SABADO DIA 23, JUNTO A NATUREZA DO AMBIENTE E A NATUREZA HUMANA.
TIVE A FELICIDADE DE PROPORCIONAR A TODOS NÓS UMA ATIVIDADE DE INTERIORIZAÇÃO FRUTO DO TEMA "AGUAS", AO SOM DA AGUA CORRENTE, AGUA DA CHUVA, DA CACHOEIRA....BUSCANDO NA ALMA, A NOSSA ESSENCIA A MANIFESTAÇÃO CRIATIVA DAS ONDAS DO MAR INTERNO QUE SE REVOLTAM E SE ACALMAM CONFORME A MARÉ DOS PENSAMENTOS....


Terapia comunitária traz alívio ao sofrimento causado por conflitos emocionais e familiares

A terapia comunitária funciona da seguinte forma: cada participante coloca uma questão que o aflige e o grupo decide qual delas será debatida naquela sessão. Depois, todos compartilham suas experiências. E, é a partir desse leque de relatos, que cada um vai tirando o que é proveitoso para sua experiência individual, para lidar melhor ou mudar de perspectiva em relação aos seus próprios problemas.



São terapias e práticas que trabalham com a cura dos corpos sutis,além de curar outras já instaladas, evitando que muitas doenças sejam desenvolvidas, antes mesmo de alcançar o corpo físico,


“Ficar perto de uma árvore antiga, que viveu séculos de história, pode ser uma experiência de humildade. Queremos promover estas árvores especiais e divulgar as características e histórias delas e onde elas podem ser encontradas”, .Nós só cuidamos e protegemos aquilo que conhecemos. Que tal conhecer um pouco mais as árvores ? Da próxima vez que observar uma árvore tente descobrir um pouco mais sobre ela.


Você gosta de caminhar? Ótimo! Então que tal unir os benefícios físicos da caminhada  e integrar ao seu desenvolvimento pessoal?


Exercite-se, reintegre-se com a natureza, exponha seus problemas e eu lhe ajudarei a encontrar soluções.



Durante a caminhada seus pensamentos relaxam e de forma mais lúcida a sua mente, devidamente estimulada por mim, chegará a soluções com maior facilidade.


Caminhadas com Renata Cardoso aos finais de semana é indicado para quem tem uma vida muito ocupada mas que deseja se beneficiar do bem-estar  físico, mental, emocional que este inédito conceito desta terapia  tem a oferecer.


Muitas pessoas deixam de se exercitar porque ficam cansadas da rotina de treinos dentro das academias. Já outras nem se arriscam a iniciar um programa de exercícios físicos porque não suportam a ideia de se exercitarem dentro de um ambiente fechado. Levar sua sessão de exercícios cardiorespiratórios para um ambiente ao ar livre pode ser a solução para você renovar sua motivação e desafiar a si mesmo a atingir um melhor condicionamento físico. Há infinitas possibilidades de treinamentos cardiovasculares, se você quiser mudar um pouco a sua rotina. Uma vez que você leva o seu treinamento para um ambiente arejado e natural, isso significa que cada sessão será uma nova aventura, uma chance de observar a natureza e uma oportunidade de rejuvenescer o espírito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário