8 de mai. de 2012

CAMINHANDO E ENCONTRANDO JUNTO A NATUREZA!!!!


TROCA DE ENERGIA.

O ciclismo é sinónimo de ar livre e natureza. Hoje em dia é comum, amigos fazerem longos passeios de bicicleta, seja na vertente de estrada ou de todo o terreno, tendo sempre presente valores como a amizade, solidariedade e companheirismo


OI......


O que você está fazendo neste exato momento? Você está lendo este artigo. Como você está lendo, devagar, apressadamente? Que emoção o envolve, prazer, desconforto? Está aberto ao que lê ou utiliza algum filtro (valores, conceitos, intolerâncias, etc)? A maioria das pessoas afirma que no momento em que se está fazendo algo, totalmente compenetrado nele, sente-se somente prazer, sem sono, nada de cansaço, de fome, pressa, não percebe o tempo passar, vive-se plenamente aquilo. Portanto, isto é estar totalmente no momento presente    Mas, nem sempre é assim, não é?  Temos muita dificuldade em estarmos totalmente no momento presente. No momento em que fazemos alguma coisa, podemos estar no passado, nas recordações, no futuro, no impossível, podemos estar com nossas raivas e mágoas, julgando ou criticando. E o que está presente, de fato, verdadeiramente, naquele momento está sendo percebido por nós?Numa caminhada, por exemplo, no momento aqui e agora, nossa mente ou nossa emoção podem estar desconectadas de nós, e a cada passo dado não percebemos o ritmo natural dos nossos passos, onde os nossos pés estão. Não sentimos a presença da Natureza à nossa volta, não nos damos conta da presença do sol, dos insetos, dos sons, dos odores. Os nossos cinco sentidos estão anestesiados. Estamos no momento da caminhada, mas estamos em outro lugar, menos naquele momento, ali, naquele lugar. E sendo assim, as soluções que buscamos passam ao largo, pois se vamos fazer uma caminhada para encontrar respostas, elas estão presentes no cenário da caminhada e não serão detectadas.
Difícil, não?
A questão a ser equacionada é o que fazemos no momento presente e como estamos fazendo! Muitos afirmam que quando a pessoa não está no momento presente e com os seus pensamentos e sentimentos voltados ao futuro, a pessoa está na ansiedade. Sofre de ansiedade. Se os mesmos estiverem no passado, ela está sofrendo de depressão. Então, ansiedade e depressão podem ser conseqüências do ato de fugir do momento presente, de não se posicionar no aqui e agora, pois quando se está realmente no momento presente, está-se no prazer, porque no presente não há medo ou dor. Por que temos muita dificuldade de estar ou permanecer no momento presente? Dentre muitas, a principal é a que estamos sentindo dor, seja física, seja emocional, seja espiritual, tais como dor muscular, uma tristeza, um sentimento de culpa, um desejo, medo, desconforto, raiva, solidão, etc., tudo isso causa dor. O cérebro foge da dor e busca o prazer, assim, estar ou permanecer no momento presente é sentir dor, então o nosso cérebro foge para o passado ou se refugia no futuro. A maior conseqüência deste movimento do nosso cérebro é a perda do poder de escolher. As nossas escolhas e conseqüente tomada de decisão ocorrem justamente no momento presente, no aqui, no agora. Por incrível que possa parecer, o momento presente é o único em que não sentimos dor. Por que vou me permitir vivenciar esta recordação agradável ou amarga neste exato momento, se agora estou ocupado com outra coisa? Por que me permito gastar minha emoção numa coisa que ainda irá acontecer, se o tempo dela ainda não chegou? Tudo é permissão, sofrimento ou felicidade, são permissões internas. Se me permito lidar com uma lembrança na hora em que faço outra coisa, então, o melhor aproveitamento é rever as lições que a lembrança está trazendo. Se agora eu me autorizo a pensar em algo do futuro, o melhor a fazer é deixar tudo ao seu tempo e entregar ao Universo. Caso contrário, se estamos fora do momento presente, como os fatos sincrônicos positivos se expressarão em nossas vidas?
Agora estou sentindo dor. Tomo a decisão de não fugir dela. Somente agora posso fazer alguma coisa, tomar remédio, ou descansar, ou meditar. Agora eu posso mudar minha realidade, essa realidade. Agora eu escolho o que fazer. Não fazer nada, também é uma escolha. Todo o meu poder está no agora. Se fugir ao futuro ou ao passado, a mente tentará buscar de forma frenética um paliativo para a dor. Eu vou sofrer duas vezes, sofrer porque o futuro não está acontecendo ou já aconteceu e sofrer porque a dor está aqui e agora.Uma hora tem sessenta minutos, ficar atentos, conscientes em todo este tempo é realmente muito difícil. Mas se experimentarmos gastar um tempo ficando no momento presente e como resultado obtivermos prazer, aí, sim, entraremos no Orai e Vigiai conforme mencionou Jesus, pois a repetição leva à perfeição.  O momento presente nos deixa emocionalmente organizados. É o melhor remédio contra a ansiedade. Liberta-nos do passado, das recordações. O momento presente é liberdade. O prazer do momento presente é a compensação emocional que nos motivará a buscar sempre estar no presente, no aqui, no agora, cada vez mais, de forma total e perceptiva.







Depois da caminhada entre trilhos na natureza, em conjunto faremos uma meditação guiada para limpeza e energização corporal de todos os participantes, revitalizando corpo e mente.









Caminhemos em harmonia, paz e amor, impregnando os nossos corpos com as energias da mãe natureza.







 A terapia caminhando consiste em um programa desenvolvido para grupos visando promover integração, trabalho em equipe e autoconhecimento. Tendo a natureza como pano de fundo, as atividades e dinâmicas se desenrolam de forma a oferecer ferramentas para que as pessoas possam atuar melhor em seu dia-a-dia, atingindo suas metas e objetivos



Nas vivências os participantes têm a oportunidade de dirigir sua atenção ao seu repertório comportamental, com a possibilidade de avaliar na prática a assertividade e adequação de suas posturas de uma forma alegre e descontraída.









No trabalho em equipe desenvolve-se o respeito pelas diferenças e uso das mesmas como uma forma de somar e não de diferenciação, buscando juntos atingir o melhor resultado para a equipe como um todo. Nas atividades constata-se que a colaboração, cooperação, sinergia e comprometimento são valores fundamentais para um resultado final positivo, pois os participantes têm o poder de passar de um mero receptor de conhecimento para um elemento ativo e responsável pelo processo grupal.






As atividades em contato com a natureza estimulam e aguçam os sentidos dos participantes além de proporcionar sentimentos de bem estar e liberdade. Estudos afirmam que o contato com a natureza aumenta os níveis de concentração e a memória. Tudo isso envolto na valorização do respeito e preservação do meio ambiente.










O treinamento é dirigido, acompanhado e avaliado por uma terapeuta especializada em "Qualidade de vida", com segurança, sempre levando em consideração o amplo repertório de experiências das pessoas e envolvendo-as em participações ativas, reflexivas e criativas.










JUSTIFICATIVA DE NOSSO TRABALHO


Este programa de treinamento tem origem e justifica-se em fatos sociais de extrema relevância para o bem-estar da população, das empresas e para o desenvolvimento da sociedade.







Dado o aumento acelerado no ritmo de produção das pessoas, os estudos têm mostrado a elevação do nível de estresse  na vida pessoal ou no trabalho, bem como afastamentos por adoecimento e cansaço físico e mental. Com um tempo tão acelerado, com informações tão acessíveis, com a necessidade de produção, de ação, de atividade no mundo, as pessoas passaram a se esquecer delas mesmas. Se estamos neste mundo, que vive em constante e acelerada transformação, precisamos viver nele e não apenas sobreviver. O desafio se torna o de como conseguir equilibrar esta caminhada num tempo que prima por realizações a todo momento e, paralelamente, voltar o nosso olhar, as nossas ações também para nossa vida pessoal, familiar, social, nossa saúde e bem-estar.









Esta terapeuta acredita em um processo de re-educação do olhar e das ações, em que as vivências, dinâmicas e atividades em meio a natureza se constituem em um caminho de sensibilização das pessoas, proporcionando um trabalho de conscientização para as próprias ações no cotidiano de cada participante. Busca-se auxiliar as pessoas a aprenderem a valorizar a opinião do outro e a integração em grupo, desenvolvendo um processo de sensibilização para que as pessoas percebam a necessidade de transformação nos modos de vida, de relação e de produção dos sentidos e significados do viver.








Viver como está posto hoje é passar a maior parte do tempo no trabalho ou em alguma atividade produtiva, ou seja, vivemos para o Mundo do Trabalho e nos esquecemos do Mundo da Vida, priorizamos os compromissos profissionais e nos esquecemos de dar prioridade de espaço em nossas agendas para compromissos pessoais e familiares. Vivemos em constante estresse, numa vida enlouquecedoramente corrida.








É urgente iniciarmos uma transformação deste paradigma, assim o "Lar recanto da vida" em Bauru sp. vem para auxiliar os grupos, em seus mais diversos espaços (empresas, comunidades, instituições) a viverem uma vida mais consciente e produtiva, mas com efetiva qualidade de vida, contribuindo para uma diminuição nos problemas de relacionamento e nas dificuldades de trabalho em equipe, por meio do desenvolvimento do autoconhecimento e da integração em contato com a natureza.








ATIVIDADES PROPOSTAS

'LAR RECANTO DA VIDA"
As atividades do programa são realizadas em meio à natureza, em trilhas, matas e cachoeiras previamente reconhecidos e testados; são oferecidos dinâmicas, jogos e vivências, com conteúdos diversificados entre si, selecionados a critério pessoal ,empresa ou instituição, para melhor atender a demanda específica dos grupos





As vivências e dinâmicas de uma forma geral têm como objetivo promover integração,  e autoconhecimento. As atividades propostas possibilitam criar uma maior interação e reflexão entre os participantes, o que poderá levar a uma elevação da autoestima, sensação de bem-estar e efetiva qualidade de vida.





Temas de algumas de nossas atividades:
• Dinâmica de apresentação • Dinâmica amigo secreto • Dinâmica de Aquecimento e Alongamento
• Vivência Entrega • Contação de Histórias • Vivência de Relaxamento • Trilha do Autoconhecimento
• Dinâmica de Desapego • Dinâmica Abraço Energizante • Dinâmica Reunião dos Animais• Vivência 4 elementos• Automassagem • Dinâmica Caminho da transformação • Dinâmica Resolução de problemas
• Trilha de Surpresas • Que animal sou eu • Gincana na mata











Larissa  Pareira dá seu palpite,
maio 5, 2012 @ 21:52
Ola Renata, é um prazer conhecer voce através de seu trabalho.
Parabens! Sou Educadora Fisica e pos graduada em Medicina e Saude Geriatrica.
Tenho um Programa na Radio Cultura de Poços de Caldas sobre Qualidade de Vida na Melhor Idade e ecrevo para um Jornal mensal Brand News, tambem de Poços.Sou prima do Paulo J Arruda. da Bike.Ele que enviou seu email notificando o Blog.Precisamos desse tipo de iniciativa.
Espero oportunamente nos conhecermos.
Abraços Larissa Pareira Lemos






Oi Larissa !
Obrigada!

Fico feliz que tenha gostado!
Fique à vontade para enviar artigos, reflexões ou qualquer outra coisa que você ache importante divulgar no  no blog tá!  e quando estiver por Bauru, entre em contato, para marcarmos um encontro.
Um abraço,
Renata Cardoso






LUIZ CARLOS VALE.dá seu palpite,
Desejo um grande sucesso para a Renata Cardoso. Acredito na competência e carinho desta profissional da terapia, conheço o seu talento e a sensibilidade, sei do seu engajamento com todos os projetos que se relacionam com a qualidade de vida e de como por isto promovê-la e por isso recomendo.
Bons trabalhos!!!!Muita luz e muito mais bençãos para  sua idealizadora.





Adenir Barakaty dá seu palpite,
Gostaria muito de conhecer um pouquinho do seu trabalho ,admiro muito todas as pessoas que trabalham com o social e principalmente a sensibilidade de criar ações dessa natureza.Parabéns gostaria de manter contato para aperfeiçoar os meus conhecimentos e ampliar a especificidade da geriatria.Trabalho com a terceira idade e tenho a formação de Psicopedagoga, gostaria de ter um mestrado e doutorado nesta aréa.Sei que é dificil mas não é impossivel.Gostaria Muito.Preciso de Ajuda atrves de contato,email,local,telefone ,onde ue possa adquirir formação.
Moro no interior de Mato Grosso
Um abraço Adenir.



LOIS dá seu palpite,
Renata , que bom falar com VC!. Realmente é muito emocionante ver uma jovem com tantos ideiais, principalmente na causa de pessoas que necessitam tanto de apoio e carinho, pessoas que contribuiram em muito na construção do que já existe e são marginalizadas.





LUDIMILA dá seu palpite,
BOA NOITE RENATA,

SOU TECNOLOGA EM ESTÉTICA E MASSOTERAPEUTA, FUI CONVIDADA PARA MINISTRAR UM CURSO,PARA A 3ª IDADE. QUERO QUE VC POR MEIO DE SUA EXPERIÊNCIA QUAL O ASSUNTO + INTERESSANTE NESSA ÁREA PARA SER ABORDADO A UMA TURMA DE TERCEIRA IDADE PERÍODO 20HS.






RENATA CARDOSO dá seu palpite,

Boa noite !
Pela sua experiência, sugiro alguns temas, que seria legal você pesquisar e fazer relações com o processo de envelhecimento:– Estética na terceira idade: aqui entraria o envelhecimento da pele, cuidados com a pele tanto do rosto quanto do corpo, o que fazer para ter uma pele mais bela e forte tanto do rosto quanto do corpo, talvez uma oficina de maquiagem, como cuidar do penteado e das combinações de roupas, etc.
– Vivências de autocuidado: automassagem e outras técnicas da massoterapia que os idosos pudessem utilizar em seu dia-a-dia. – Alguns temas sobre saúde, de repente, no primeiro dia do curso, fazer um levantamento de quais aspectos da saúde eles gostariam mais de saber. Aí você começa o curso com aquilo que você mais sabe (estética e massagem) e deixa esta parte da saúde para as 5h finais do curso.
Abraço,
RENATA






Ola RENATA,
Sou academica de Serviço Social e fiquei super feliz em conhecer os seus trabalhos, sou de Manaus e aqui temos muitos projetos voltados para aquestão do envelhecimento com qualidade e acima de tudo com mais dignidade. Gostari amuito de receber novos trabalhos seus.





Olá Renata ,
Sou a Clara (da cidade de Rio Claro) que te ligou a pouco e conforme contato telefônico, tenho interesse em estar recebendo informações sobre seu trabalho e quando chegara em Rio Claro, para que em breve possamos voltar a falar sobre uma oportunidade de negócio que estou estruturando.
Desde já agradeço sua atenção.





Pai nosso que estás nos caminhos de terra, lama e vicinais, >Capacetes e luvas de segurança sejam o teu nome, >venham a nós as tuas subidas íngrimes e decidas velozes, >seja feita a tua rota segura, >assim no mato como na pista de terra, >o pedal nosso de cada dia nos dai hoje, >perdoai nossas ultrapassagens e imprudências,  >assim como perdoamos a fauna local que de vez em quando atrapalhado nosso caminho, >não nos deixeis cair nas trilhas e caminhos da vida, >mas livrai-nos das pontes inseguras, das pedras no caminho, das areias traiçoeiras e das descidas perigosas, >nos dei sabedoria para superarmos as dificuldades de todas as trilhas,  >é por tudo isso que te pedimos em nome do senhor,


>amém!







Oração do Santo Ciclista
Livrai-nos dos maus motoristas, dos pedestres desatentos, dos ladrões e dos irmãos afoitos, que pela ausência de campanha educativa, desrespeitam as leis e o código de nacional de trânsito.  Fazei com que os cães, melhor amigo dos homens e das crianças, não nos persigam e não ponham em risco a nossa vida.
Lembrai-nos que pedalando ganhamos tempo, economizamos combustível, não poluímos o ambiente e promovemos o desenvolvimento físico, e que a bicicleta é um instrumento de trabalho e ganha pão dos mais humildes. Despertai nas autoridades a importância da segurança do ciclista, pois ele é também filho do senhor.Não nos deixei cair em tentação de trocar a bicicleta por automóvel e, se quando isso acontecer, fazei-o respeitar a bicicleta e o ciclista.
Amém.





Oração do Ciclista
Senhor Deus:
Vós que permitistes a beatificação de São Cristóvão, protetor dos motoristas, dai-nos também, um anjo protetor, que nos ajude a pedalar em paz e segurança nas ciclovias, nos parques, nas trilhas e principalmente nas ruas e estradas.Livrai-nos dos maus motoristas, dos pedestres desatentos, dos ladrões e dos irmãos afoitos, que pela ausência de campanha educativa, desrespeitam as leis e o Código Nacional de Trânsito. Fazei com que os cães, melhor amigo dos homens e das crianças, não nos persigam e não ponham em risco a nossa vida. Lembrai-nos que pedalando ganhamos tempo, economizamos combustível, não poluímos o ambiente e promovemos o desenvolvimento físico, e que a bicicleta é um instrumento de trabalho e ganha pão dos mais humildes. Despertai nas autoridades a importância da segurança do ciclista, pois ele é também filho do Senhor. Não nos deixei cair em tentação de trocar a bicicleta por automóvel e quando isso acontecer, fazei-o respeitar a bicicleta e o ciclista.
Amém.








                              ORAÇÃO DOS CICLISTAS
Pai nosso que estás em todo lugar,
Santificado sejam os nossos equipamentos de segurança,
Venha as nossas subidas e decidas,
Seja feita sempre uma pedalada segura,
Assim na terra como no asfalto,
O ciclismo nosso de cada dia,
Perdoai as nossas ultrapassagens e erros cometidos,
Assim como perdoamos quem nos tirou fina,
Não nos deixeis cair na tentação da imprudência,
Mas nos livrai-nos de todo o mal,
Amém





"ORAÇÃO DO CICLISTA"

SENHOR, AGRADEÇO POR PODER PEDALAR NESTE MARAVILHOSO DIA
QUE TODAS AS TRILHAS E ESTRADAS POR QUE PASSAR O SENHOR ESTEJA COMIGO
QUE O ESPIRITO SANTO NOS CONDUZA PELOS MAIS BELOS LUGARES COM SEGURANÇA QUE NOSSAS BIKES SUPORTEM TODA A ENERGIA QUE O SENHOR NOS DER PARA GASTAR QUE NÓS SOMEMOS MUITOS AMIGOS PEDALEIROS AO NOSSO GRUPO, PELAS ESTRADAS QUE PASSARMOS  E QUE POSSAMOS CHEGAR AO FINAL DO CAMINHO COM MUITA SAÚDE, FÉ E AMOR NO CORAÇÃO.
AMÉM





Oração do ciclista urbano

Pai nosso que estás na Holanda,
Bicicletário seja o teu nome.
Venha a nós as tuas ciclofaixas,
seja feita a tua rota segura
assim na pista como na calçada.
O pedal nosso de cada dia nos dá hoje.
Perdoa-nos nossas contramãos,
assim como nós perdoamos os motoristas que nos tem massacrado.
E não nos deixeis cair nos bueiros,
mas livra-nos das vans e dos ônibus,
pois teu é o paralama, o bagageiro e a campainha
para sempre.
Amém





Oração do mountainbiker

Pai nosso que estás na montanha,
Mountain Bike seja o teu nome.
Venha a nós as tuas ladeiras,
seja feita a tua manutenção
assim na poeira como no barro.
A trilha nossa de cada dia nos dá hoje.
Perdoa-nos passar as porteiras fechadas,
assim como nós perdoamos aqueles que nos ultrapassam.
E não nos deixeis cair no downhill,
mas livra-nos dos jipeiros.
Pois teu é o pedal clipless, o pneu kevlar com cravos e a bermuda de lycra
para sempre.
Amém




Oração do cicloturista

Pai nosso que estás na estrada,
santificado seja o teu planejamento.
Venha a nós os teus mapas,
seja feita a tua bagagem
assim na bolsa de guidão como no alforje.
Um local para dormir cada dia nos dá hoje.
Perdoa-nos passar Hipoglós,
assim como nós perdoamos os cachorros e os pneus furados.
E não nos deixeis cair no vento frontal,
mas livra-nos dos bagageiros de ônibus.
Pois teu é o selim de gel, o jogo de chave Allen e a caramanhola para sempre.
Amém.





Oração do Ciclista

Senhor Deus Vós que permitistes a beatificação de São Cristóvão, protetor dos motoristas, dai-nos também, um anjo protetor, que nos ajude a pedalar em paz e segurança nas ciclovias, nos parques, nas trilhas e principalmente nas ruas e estradas.Livrai-nos dos maus motoristas, dos pedestres desatentos, dos ladrões e dos irmãos afoitos, que pela ausência de campanha educativa, desrespeitam as leis e o código de nacional de trânsito.Fazei com que os cães, melhor amigo dos homens e das crianças, não nos persigam e não ponham em risco a nossa vida.Lembrai-nos que pedalando ganhamos tempo, economizamos combustível, não poluímos o ambiente e promovemos o desenvolvimento físico, e que a bicicleta é um instrumento de trabalho e ganha pão dos mais humildes.Despertai nas autoridades a importância da segurança do ciclista, pois ele é também filho do senhor.Não nos deixei cair em tentação de trocar a bicicleta por automóvel e quando isso acontecer, fazei-o respeitar a bicicleta e o ciclista.
Amém.




O que você faz em prol da natureza? Se você as vezes você deixa o seu carro na garagem e utiliza sua bicicleta já é um começo, então venha pedalar conosco e conhecer amigos que tem essa mesma iniciativa, sem falar que você ganha em saúde, condicionamento físico, integração social e muito mais.






Qual o melhor horário para caminhar?



O ideal é você caminhar pela manhã, entre 6h – 10h, esse é o melhor horário. Neste período os raios de sol estão mais fracos e você prepara o seu corpo para o dia todo, tendo muito mais energia e disposição.
Se for caminhar a noite prefira o horário entre 17h – 18h, mas tome cuidado com um detalhe, dependendo do seu treino você pode ficar agitado demais na hora de dormir, atrapalhando o sono, esse horário não é recomendado para pessoas que tem problemas de insônia.







Pedaladas rurais



Pode ser um passeio pela estradinha que liga o campo à cidade ou uma volta dentro da fazenda. Andar de bicicleta é uma atividade para todas as idades. Escolha a sua.















Nenhum comentário:

Postar um comentário