3 de dez. de 2012

Depoimentos da época de cada paciente e como estão agora!!!




Querido Amigo!!!


Este espaço reservamos para pedir-lhe a gentileza de nós enviar um depoimento, seu sobre nosso trabalho de apoio na Aparência Terapêutica do paciente com câncer onde muito vai ajudar nas experiências com a comunidade “Lar Recanto da Vida” 
Comente suas próprias experiências, seu depoimento pode ser muito importante para quem esta passando pôr situações parecidas, e nos de sugestões, aceitamos criticas também tudo isto faz parte de nosso trabalho que é Inconteste.



                                                                                          Obrigada

Profª. Renata Cardoso





Você pode não ser ninguém no mundo,
            mas pode ser o mundo de alguém



 Aguardando foto e depoimento atual. 




Querida Professora Renata Cardoso

Através desta quero agradecer por ter conhecido você, pois há mais de 20 anos esperava por isso. Agora Deus me deu essa oportunidade, e  foi na hora que mais precisei de suas benções, tanto espirituais como materiais, pois estava com uma depressão de mais de 5 anos. Hoje só tenho que agradecer.
Você é uma pessoa cheia de méritos, pessoa que tanto amamos. Um anjo que colocou você em nossos caminhos, pois você é a pessoa mais importante na nossa vida. Sem você não somos ninguém. Pedimos a Deus para que ele te ilumine por  muitos e muitos anos, para que você continue a nos ensinando e nos ajudando com suas forças e que Deus te dê as coisas mais lindas e maravilhosas da vida.
Renata, os meus filhos também agradecem, Maurício Júnior, meu genro Roberto, Jaqueline e  meu neto Kauan, que se encontram no Japão.
Agradeço também pela minha filha Simone que me trouxe aqui para te conhecer , pela minha neta Isadora e pelo marido da Simone, pois você Renata, para nós, é muito importante na nossa vida.
Renata, esse é só um resumo que estou fazendo, para  todo mundo ficar conhecendo você pela pessoa humana que é, pelo seu lindo trabalho que pratica nessa missão e sua  sabedoria nessas mãos que Deus te deu.

Beijos
Neuza e Simone
e filhos no Japão

N-K-U  2003.


As Coisas simples são as mais extraordinárias

  e só os sábios conseguem vê-las.


 Aguardando foto e depoimento atual. 

 

Professora ou

Doutora ou Amiga Renata Cardoso

Estou na Clínica há exatamente 8 dias (18/09) e esta é a primeira terapia. No dia em que liguei, estava completamente triste em todos os sentidos.
Desde o início, quando descobri a doença, me mantive forte para ajudar a minha família, mas o meu interior estava doente, mesmo antes de descobrir tudo.
Quando o médico deu o diagnóstico, ele me falou de todo o tratamento, mas não sabia o que iria por vir, e também me falou da prótese e de você, mas me disse que era só para por a prótese.
O dia que cheguei para a primeira consulta tive muito medo. Sou uma pessoa muito católica e tenho alguns tabus, senti o lugar meio místico e fiquei com medo. Estávamos eu e meu marido e, mesmo depois de horas de conversa com você, ainda tive medo.
No dia que marquei para colocar a prótese, fui decidida a só pôr o cabelo e ir embora (pois achava que o meu problema era só estético) mas, fui transformada como pessoa e senti que era a minha chance de me encontrar e me conhecer. Me agarrei nela, vou curar todas as doenças da minha alma, pois sei que a minha doença (câncer) só se manifestou porque não me curei interiormente.
Já me sinto muito melhor; tenho muito a descobrir e sei que foi meu Deus quem me conduziu até aqui.


Desde já meu muito obrigada, e que Deus sempre nos abençoe.  


A-M-S 09/2003.







Aos poucos você está despertando a mulher que existe em mim. Sendo assim olho mais para o espelho sem ter vontade de fugir.







 Aguardando foto e depoimento atual.







            Há uns 3 anos atrás Renata me procurou. Ela conseguiu meu telefone através de um anúncio de jornal, onde eu coloquei que fazia digitação.
            Como sou uma pessoa um pouco insegura, pedi à minha irmã que me acompanhasse à Clínica.
            Chegamos lá e, após algum tempo, fomos atendidas.
            Nossa, que simpatia. Ela falou como queria o trabalho e aí fomos para casa digitar. E assim por algum tempo fui trabalhando para ela.
            Confesso que no começo eu ligava para ela só para saber se havia algum trabalho mas, depois percebi que atrás desse trabalho existia uma mulher de fibra, de determinação, de garra, determinada a ajudar as pessoas não importando se eram pobres, ricas, negras, amarelas ou brancas, além do sexo, credo e religião.
            Quando ela conheceu minha mãe e ficou sabendo da mastectomia que ela havia feito e da prótese de chumbo que mamãe usava, ela não hesitou. Chamou mamãe para uma conversa franca e deu a ela uma prótese hiper leve. Deu mesmo, não perguntado se ela poderia ou não pagar – talvez porque ela já havia pressentido que não poderíamos pagar.
            As vezes eu ligava só para saber se estava bem e não para saber se tinha trabalho ou não.
            O tempo foi passando e, em um dia que fui até a Clínica ela sentiu que eu não estava bem. Colocou minha mãe na “sala de repouso”, ligou aquela “maquininha de fazer massagem” e a deixou lá.
            Depois ela voltou e começou a falar que eu era uma pessoa bonita, mas a minha auto-estima estava lá em baixo e, então, me falou do “tratamento” que ela fazia e das próteses que eu ia adquirir
            Comecei ir às sessões, conheci pessoas novas e notei que, eu, com a saúde de ferro que tenho, deveria estar pulando de alegria e não tão para baixo como eu ando. Conheci pessoas que estão passando por tratamentos quimioterápicos pós cirúrgicos e estão “lá em cima”, graças às palavras de força que Renata passa.
            Me sinto melhor agora, sem dúvida. Já tenho uma prótese provisória onde ela (Renata) está sempre cuidando, me embelezando e me pondo realmente "para cima”.
           
Agradeço a Deus por ter posto a Renata, “Doutora da Alma”, em minha vida.


M-R-S– 19 /09/2003.






A dor da alma muitas vezes é maior que a dor do corpo. A dor do corpo o médico cura, a da ‘Alma’ você me alivia”.


 Aguardando foto e depoimento atual.


 Querida Renata



Quando cheguei aqui, pensei que só ia colocar uma peruca, mas quando a conheci, fiquei muito feliz. Por pouco de conhecimento senti que estava em boas mãos. Foi uma imensa oportunidade que nunca tive em minha vida, nunca imaginei que aqui encontraria uma professora muito dedicada e que ajudaria muitas pessoas.
No momento em que entrei pensei comigo: “Não posso financeiramente pagar por tudo isso que está acontecendo comigo”. Hoje nem sei como agradecer por tudo o que você tem feito por mim, profª. Renata.
Estou muito bem com a graça de Deus, por ter te conhecido e por tudo que fez por mim. Na sua Clínica tenho conhecido muitas amigas que nunca irei esquecer; são todas pessoas maravilhosas.
Gosto muito de estar aqui. Quando não venho sinto falta. Tenho aprendido muito como lidar com as pessoas em casa, paciência e passando tudo que tenho aprendido aqui. Meus filhos tem mudado muito e, em qualquer oportunidade, eles querem conhecê-la.
O meu marido tem me elogiado muito e sempre fala para eu não deixar de ir à Profª. Renata quando ela me pedir.
A minha vida tem mudado muito; por tudo que passei, nunca pensei que aqui encontraria tudo o que hoje estou sentindo, como muitas pessoas falam e buscam em mim aquilo que você tem passado para mim.
Profª. Renata, desculpe-me se não consegui expressar tudo aquilo que sinto hoje, mas tenho muito o que agradecer a você, pois nunca encontrei uma pessoa como você, pronta para ajudar, como tem me ajudado. Não sei como retribuir. Sou muito grata por tudo o que tem feito por mim.
Rezo todos os dias por você, para que continue sempre assim, essa pessoa que transmite uma luz radiante e que nos deixa muito bem.
Obrigada...
Profª. Renata, desculpe se não consegui colocar tudo nesse papel, pois não sou boa em escrever.
Beijos


M-C-A-O. 19-09-2003




Bauru, 01 de julho de 20003.

Prezados (as)  Senhores ( as )


Este “Book Fotográfico” , esta sendo enviado para sua apreciação, gostaríamos de infantizar que todas as fotos expostas, foram autorizadas previamente pôr pacientes e familiares.
O trabalho desenvolvido através da “Fototerapia e Terapia de Beleza”, se faz nessesário apresentar-se como um todo ( sem tarja nos olhos ), atuamos com o ser humano e sua totalidade a harmonia estética e o resgate da qualidade de vida, respeitando a ética das pessoas; sendo que os mesmos sabem que este trabalho desenvolvido é utilizado para estudo à critério médico / Psicossocial, e familiar.
Precisamos muito da sua participação neste trabalho desenvolvido em Bauru SP. e região,  a mais de 15 anos, solicitamos a sua colaboração nesta nova etapa que tem como intuito catalogar 2000 (  duas mil ) declarações e depoimentos deste trabalho realizado pôr Profª. Renata Cardoso no resgate da “Auto - Imagem” dando apoio psicofísico a estas pessoas que se submetem a tratamentos contra o Câncer solucionando suas sequelas evidente provocadas pelos os efeitos colatéricos da Quimioterapia ou Radio Terapia Craniana, para que possamos encaminha-lo para o INCA no Rio de Janeiro e para o Ministério da Saúde, afim de que este trabalho possa vir a fazer parte do SUS ( Sistema Único de Saúde ),   nesta luta contamos com inúmeros parceiros e gostaríamos que você também fizesse parte desta luta. Solicitamos apenas que você manifeste sua opinião através da declaração acima citada deste trabalho desenvolvido pelo Instituto Independente de Pesquisas Estéticas a Pacientes Oncológicos de Bauru SP. Seu depoimento pode contribuir muito pois sendo assim os pobres de recursos não ficarão despolidos deste apoio, que passara a fazer parte do tratamento complementar a Oncologia onde todos serão beneficiados e terão acesso a tratamento gratuito .

Desde já agradecemos sua colaboração.

Se você reconhece e acha importante este trabalho paralelo ao tratamento médico envie seu depoimento ou declaração para

A/C.  Profª. Renata Cardoso

Bauru SP

                                                                        _________________________
                                                                              Profª. Renata Cardoso







Não fique esperando milagres para melhorar a vida. Deus já lhe deu a vida,  que é o maior milagre.






  Aguardando foto e depoimento atual.




            Há seis anos atrás descobri que estava com câncer de mama. Sofri muito com a crise de depressão que tive, vocês nem podem imaginar.
            Eu já sabia do trabalho da Profª. Renata e a procurei por Bauru inteiro e só depois descobri que ela estava em São Carlos.
            Procurei então uma cabeleireira e pedi a ela que fizesse uma peruca, mas não me sentia a vontade com ela, tinha medo que, com o vento, ela saísse da minha cabeça.
            Venci essa etapa. Fiz todos os tratamentos e fiquei curada.
            No fim do ano passado (2002) comecei a me sentir mal e, entre exames e mais exames, descobri que havia voltado o câncer na pleura, e esse é um órgão que não tem como fazer cirurgia. Aí o médico então me disse que o “remédio” era eu fazer aplicações de quimioterapia. Foi aí que eu me revoltei e entrei em depressão, onde minha mente só achava que, sofrimento por sofrimento, preferia morrer e acabei ficando sete meses sem a medicação.
            Certo dia, uma “luz divina” me tirou da mente essa coisa de morte. Falei ao meu marido que iria procurar o médico e recomeçar o tratamento. Nessa hora, foi uma surpresa para meus familiares, porque eles estavam vendo minha morte.
            Como o meu tratamento era a quimioterapia e eu já sabia da queda do cabelo, fiquei tão deprimida que disse que não queria mais saber da peruca e que iria usar lencinhos.
            Como meus familiares sabiam que eu era vaidosa, mesmo eu me sentindo acabada pela doença eles me incentivaram e conseguiram me convencer a ligar para a Renata. Mesmo eu procurando uma desculpa com as funcionárias  dela, recebi do seu consultório três telefonemas no mesmo dia, sendo que o último me informaram que eu já tinha um horário marcado a noite.
            Eu já sabia do trabalho da Renata, mas mesmo assim fui lá ressabiada, muito deprimida  e totalmente sem vida.
            No mesmo instante fui entrevistada pela Renata, onde ali eu pude sentir em primeiro lugar o amor que ela tem pelas pessoas. Garanto que saí do consultório com outros pensamentos, pensamentos de vida, onde pude perceber que a minha vida não havia acabado, senti que Deus colocou no meu caminho pessoas certas. Hoje temos terapia de grupo onde nós, podemos falar bastante, temos outros pensamentos, complemente diferentes de quando chegamos aqui.
            Admiro na Renata a dedicação que ela tem e dá aos seus pacientes.
            Peço a Deus que seja reconhecido esse trabalho que ela faz.
            Renata, muito obrigada, por que eu sei que foi Deus quem colocou você no meu caminho.

            “Jesus te ama; e eu também”.


R-A-U-S 09/2003.







Olá Amigos ( as ) !

Todas nós aqui fotografadas não somos atrizes, não concorremos nenhum titulo de beleza e não estamos selecionadas porque somos fotogênicas. Vamos lhe contar porque estamos aqui neste álbum, com direito a sorrir e passar esta boa impressão. Nós todas à algum tempo descobrimos que nossas células não eram mais saudável, e que tínhamos CÂNCER.

Na época após 1º diagnostico e as medicações ( exemplo ) quimioterapia e radioterapia sofremos muito com os efeitos colaterais que as drogas provocam, principalmente à quedas dos cabelos resecamento e envelhecimento de pele, perda dos cílios e sobrancelhas. Ficamos sem nossa identidade  fisionômicas o que poderia desencadear em nós vontade de desistir do tratamento desanimo, depressão e a exclusão da sociedade. Através de nossas famílias, médicos e assistentes sociais entramos em contato com o Instituto de Pesquisas Renata Cardoso .
Primeiramente eles nos recuperou através da próteses temporária capilar, nossos cabelos, utilizaram cosméticos exclusivos para os efeitos colatéricos, através da medicina alternativa, nós utilizamos de vários rituais Terapêuticos tanto individuais como em grupo. Hoje ainda fazemos parte do grupo mas para dar forças ( voluntariado ) as pessoas que estão chegando.
Estamos felizes pois a cada dia aprendemos que somos mais fortes que o câncer.  E isso tudo graças ao nosso grupo e aos educadores que sempre  nos fez acreditar que vencer aos outros é sinal de forças vencer nós mesma, é sinal de sermos invencíveis.
Sentimos a obrigação de passar estas palavras a você que esta chegando agora ou desconhece o que aqui é feito. O sucesso de todos os tratamentos realizados aqui nos equilibrou fisicamente emocionalmente e espiritualmente aprendemos que “Ninguém cura ninguém” mas também não se cura sozinha.  Todas nós hoje emanadas na fé de nosso Senhor apresentamos a você  nossa  nova aparência com nossos cabelos reais e uma nova “vida” cheia de saúde e prosperidade .

Atenção – Ao lado de nossas fotos tem nosso nome e telefone caso queira conversar ligue  nós.

ABRAÇOS

Do Grupo Unidos na Luta Pela “Vida”
Coordenação Profª. Renata Cardoso.









Eficiência é fazer bem feito
Eficácia é fazer o que precisa ser feito





   Aguardando foto e depoimento atual.



Para minha amiga Renata Cardoso
           
            Quero aqui agradecer a Deus por ter colocado você na minha vida.
            Quando aqui cheguei estava desiludida e desencantada de tudo. Comecei falando para você que meu caso não tinha jeito, não tinha solução, mas você me afirmou com toda convicção que tudo seria resolvido.
            Passei por altos e baixos durante este ano de tratamento, mas, todas as vezes, você me colocou para cima com suas palavras firmes, com seus puxões de orelha.
            Tomamos muitas atitudes difíceis, mas com sua coragem e determinação tudo foi se acertando.
            Quando aqui cheguei, estava completamente derrubada de tantos calmantes e antidepressivos, devido aos meus problemas.
            Qual não foi a minha surpresa e meu medo quando você me pediu todos os meus remédios, que iria guardá-los, e me daria florais.
            Bendita hora foi aquela; desde então nunca mais coloquei um calmante e um antidepressivo em minha boca, foi preciso muita luta mas graças a Deus e a você, sou outra mulher.
            Para mim, abaixo de Deus, só você, que é uma pessoa iluminada, sábia, você realmente é a única neste tipo de trabalho.
            Agradeço a Deus todos os dias por ter você na minha vida e sempre peço a “Ele” que continue a te abençoar, te iluminar para que você continue este seu trabalho maravilhoso.
            Graças a você meu casamento foi restaurado, minha família que também estava destruída , também foi restaurada, a depressão que sentia quando aqui cheguei   acabou.
            Qualquer coisa que eu falasse não poderia dizer da minha alegria hoje.
            Não tenho palavras para descrever tudo o que sinto em relação a você.
            Também não poderia de deixar de falar do nosso grupo, que também me deu muito apoio, todas são pessoas maravilhosas e na verdade é como se fossemos uma família.
            Eu poderia escrever dez folhas, mas jamais iria encontrar palavras suficientes para  dizer do meu agradecimento e da minha admiração por você.
            Só me resta dizer obrigada, obrigada, obrigada.
Que Deus te abençoe em toda a sua vida e em seus trabalhos.

N-J-M 19/09/2003.





Quimioterapia !!!

Problemas de calvície

Já têm solução

Para quem quer recuperar sua imagem, apresentamos um

novo sistema de reposição capilar.


                                                                  Essa notícia irá trazer um atento para quem sofre de problemas com calvície, queda de cabelos por efeito de medicamentos, quimioterapia, etc. Já  encontra-se em Bauru SP.  a mais avançada tecnologia em prótese capilar masculina e feminina. Diretamente do Laboratório de Próteses Capilar e mamaria externa Renata Reposition, , um dos mais conceituados Instituto de Pesquisas Estéticas do País, o implante de micropele promete resultados impressionantes a quem se submete a esse tratamento.
                                                                  Com espessura e transparência semelhante à pele humana, esse sistema é confeccionado com fios de cabelos naturais, implantados microscopicamente em pele sintética, respeitando cada reentrância e ondulação inerentes ao couro cabeludo, de forma a permitir o suor e a transpiração naturais. No processo de colocação é observado a movimentação do ciclo de crescimento natural dos cabelos do cliente. A laboratórista Renata Cardoso garante que a micropele tem praticamente um índice zero de rejeição, inclusive quando utilizado em crianças.
                                                                  Para cada caso é feito um estudo minucioso, que abrange o desenho anatômico do crânio do cliente, seu aspecto físico, hábitos sociais e esportivos e até mesmo o perfil psicológico. Isso faz da micropele o sistema capilar mais vendido atualmente , onde já foram comercializadas mais de oito mil próteses. É o único sistema de recuperação capilar invisível, adaptável e confortável que garante cem por cento de resultado sem nenhum tipo de seqüela ou problema posterior.
                                                                  Agora que você já conhece uma solução viável para seu problema, não perca mais tempo. É a chance para que seu cabelo volte a Ter o traço personalista de antes e traga de volta sua auto-estima. Uma coisa é certa, o implante com micropele resgatará sua imagem perdida. Entre em contato conosco que estaremos fornecendo informações mais detalhadas sobre a prótese com micropele
Bauru SP. Fones  .
Por Profª. Renata Cardoso






Pode a psicoterapia prolongar a sobrevida no câncer?



         No fim do século XX, voltamos novamente à biologia como chave do entendimento de todas as funções mentais e doenças psiquiátricas.
         Quais são as evidências que indicam que a mente pode influir no decurso de uma doença do corpo?
         Em 1975, Greer e col. Verificaram que mulheres com biópsia de mama com sinais de malignidade tinham maiores dificuldades de expressar a sua raiva do  que as mulheres cuja biópsia foi normal. Essa avaliação psicológica foi feita antes da biópsia; assim, o resultado desta não influiu. Esse mesmo autor verificou que pacientes com câncer que têm “espírito do luta” sobrevivem mais tempo. Outros estudos demonstraram que as pacientes extrovertidas e com atividade social têm sobrevida maior. Ramirez verificou que os grandes eventos estressantes da vida estão significativamente associadas com a presença de câncer de mama. Há outros estudos que negam essa associação entre processos psicológicos e a presença do câncer ou sua progressão.
         Pessoalmente, em 1980, acompanhei 86 mulheres com câncer de mama, que tiveram psicoterapia de apoio semanal, durante um ano. Nesses encontros, discutiam seu medo da morte, enriquecendo as suas vidas com atividades junto à família e ao próprio grupo, melhorando a relação médico-paciente, e sentido-se mais protegidas pelo grupo. Para controle da dor e de outros sintomas era usada a hipnose. Depois de um ano de avaliação, comparado a um grupo de controle, esse grupo de mulheres tinha menos distúrbios de comportamento, menos fobias e metade dos episódios de dor do que o grupo de controle.
         A equipe desse projeto ficou agradavelmente chocada quando sete anos depois fez uma revisão e constatou que essas mulheres tratadas com psicoterapia tiveram não somente uma vida melhor, mas sobreviveram mais tempo (36,6 meses).
         É um dado estatisticamente significativo que não tem nada a ver com o tipo de câncer e outros dados “médicos” pesquisados. Somente três pacientes (duas no grupo de controle e uma no grupo de estudo) morreram por outras causas, que não o tumor: um acidente vascular e dois suicídios.   As pacientes do grupo tornaram-se extremamente ligadas entre si, visitando-se com freqüência, escrevendo poemas e sentindo pesar por membros ou familiares que faleceram.
         Qual seria a razão dessa evolução? Não tenho condições de explicá-las por uma ação psiconeuroimunológica.
         Posso inferir somente que a integração social é um fator que beneficia a saúde. Já se demonstrou que pacientes com câncer casados sobrevivem mais tempo. As mulheres obtêm maiores benefícios na sua integração com outras mulheres e os homens quando estão casados. Será que não se deveria criar uma rede de apoio para tirar os pacientes com câncer do isolamento?
         Gostaria de deixar essa evidência. No paciente com câncer, mesmo já com metástase, não se deve pensar somente nas operações cirúrgicas agressivas, na radioterapia ou quimioterapia, mas também num apoio biopsicossocial.

Fonte : Revista consultório médico – ano 11 n.º 5- 1º trimestre .1991



                                                            
Não era câncer

    O trabalho diário num hospital de oncologia faz refletir sobre a responsabilidade de tratar intensamente ou não um paciente. Com freqüência é colocada nos médicos a responsabilidade maior pelo insucesso terapêutico. Os graves problemas sócio-econômicos do povo, a falta de um sistema de saúde planejado e unificado, dificuldade para contratar e dispensar pessoal e a carência de pessoal técnico qualificado são também responsáveis. Porém, é fato que a formação médica e a dos demais membros da equipe de saúde passam por crise sem precedentes. Esta situação, complexa e interligada, termina por formar (?) profissionais de saúde que necessitam da pós-graduação como forma de suprir treinamento, e não aperfeiçoar (pós-graduação “sensu lato”).
         O diagnóstico em medicina tem uma seqüência lógica estabelecida desde os seus primórdios. A história e o exame físico, sistemático e abrangente, devem anteceder os exames complementares. O progresso tecnológico, no entanto, oferece exames sofisticados. As histórias ficaram mais simples e o exame físico muitas vezes acaba limitado apenas ao da região afetada. É o retrocesso. Os médicos, a cada dia, procuram saber mais sobre um limitado segmento do corpo ou determinada patologia. Já foi dito que o maior especialista será aquele que conseguir saber tudo sobre o nada.
         Algumas vezes nos surpreendemos com o linguajar próprio (dialeto?) adotado na comunidade de uma especialidade. Entender seu real significado nem sempre é fácil. E o pior acontece no fim: o doente com câncer é rotulado como terminal. É o conhecido FPT (fora de possibilidade terapêutica). O FPT muitas vezes é confundido com o PS igual a 4. Perdão! Caso você não seja oncologista, explico: a escala de performance (PS) procura refletir as condições do paciente, mas não determina o estágio do tumor. Reflete a atividade laborativa, necessidade de assistência ambulatorial, cuidados de enfermagem ou médico e de hospitalização. Enfim, ajuda a tomar decisão quanto ao tratamento, sua intensidade e freqüência. Porém, não deve ser considerada dogmática e fator principal quanto à conduta terapêutica.
         Das doenças crônicas, o câncer e as doenças cardiovasculares são as mais freqüentes. As neoplasias têm o estigma de não ter cura. Existe cura para a arteriosclerose e o diabetes?
         A obrigação do médico, da enfermagem e demais profissionais de saúde é aliviar o sofrimento, promover a saúde e o bem-estar do paciente. Não há responsabilidade moral em prolongar a vida, através de qualquer tratamento, quando claramente há evidência de que isto somente preserva a existência de um estado muito pior que a morte.
         Estas reflexões, proferidas no 195º aniversário da Sociedade Médica de Massachusetts, são perfeitas e num país pobre como o nosso têm grande significado. No entanto, pelo exposto, em relação ao atual estado do treinamento e do exercício profissional há necessidade de profunda reflexão. Dois exemplos  me ocorrem: um paciente com câncer que apresenta um quadro clínico agudo e um paciente cronicamente enfermo no  qual é diagnosticado câncer. São duas situações distintas, porém idênticas, na essência: tratar ou não? Até quando? Com que intensidade? Filosofia, formação profissional, religião, interesse científico, condições  hospitalares, etc. Quantas saídas para esta situação. É importante, neste ponto, lembrar que não há lei que proíba o paciente de ter duas doenças, mas, infelizmente, existe a tendência para atribuir-se ao câncer, por exemplo, todos os sinais e sintomas do paciente. Portanto, tratar, mesmo paliativamente, é o correto.
         Os profissionais de saúde que por vícios de formação se especializam precocemente agravam esta situação. Algumas vezes por desconhecer terapêutica oncológica, outras vezes procurando justificar um quadro clínico agudo como progressão da doença.
         Ao avaliar-se um paciente é necessário não confundir patologia aguda com doença terminal. Uma mulher de 80 anos, com massa pélvica e nódulo hepático ao CT e US, ficou curada após adequada cirurgia para remover grave apendicite aguda. Uma jovem com mudança de hábito intestinal grande emagrecimento, massa palpável, em FID, sinais radiológicos sugestivos de obstrução intestinal e ascite se beneficiou de colectomia direita para tratar vôlvulo de  cécum perfurado e bloqueado.
         A avaliação constante do paciente pelo mesmo médico pode resultar em decisões mais acertadas e permitir melhor interpretação dos exames complementares. A decisão de um pode ser mais útil do que a opinião de muitos (Casciato, 1988)
         Quantos pacientes portadores de câncer, com intercorrências cirúrgicas ou clínicas, poderiam ser corretamente tratados se mais recursos de terapia intensiva lhes fossem  disponíveis? Quanto tempo levará para que o especialista só seja titulado após demonstrar  ser um bom generalista? Será que todos os médicos obrigatoriamente têm que ter uma especialidade? O especialista não deve esquecer que a sociedade pode reconhecer seu título, porém o quadro clínico do paciente pode ignorá-lo.
         A discussão crítica e constante dos insucessos traz grandes ensinamentos. Uma parcela cada vez maior de pacientes com câncer, pelo progresso da oncologia, irá falecer de patologias não relacionadas a doença maligna. Portanto, é bom ter sempre em mente, ao avaliar-se a morbidade e a mortalidade dos pacientes com neoplasia, que algumas vezes não era câncer.

Fonte: Revista consultório médico –ano II. N.º 5 – 1º trimestre 1991
Editor Alfredo Guarischi. ]




FLORAIS.


AMARELUS (Tecoma stans griseb)
O floral Amarelus trabalha todo tipo de emergência que ocorre no dia a dia. Faz sentir confiança na conexão com o mais divido dentro do ser e saber que a solução para qualquer tipo de emergência existe. Leva o indivíduo a parar, pensar, refletir e saber como sair de qualquer emergência ou problema decorrente da vida. É de grande utilidade em palestras, reuniões, encontros inevitáveis, onde precisa-se de muita calma para se resolver  qualquer tipo de problema ou episódio do dia a dia.

ANGEL (Heliconia velloziana L. Emyed e Araucária angustifolia)
Trabalha a encarnação de pessoas que nascem numa determinada família e não conseguem viver em harmonia, resgatando o Karma e transformando em dharma. Resgata a humildade em guardar para si acontecimentos importantes que dizem respeito só a pessoa e que outros seres não conseguem entender. Desfaz os “nós” na garganta, decorrentes de episódios difíceis e dramáticos da vida. Ajuda na cicatrização de herpes, machucados, colocando-se no local e para tratamento, ingerindo. Auxilia na prisão de ventre.

ARARURAMA (Costus spicatus e Costus spiralis)

Trabalha o amor incondicional, abre o coração para sentir o verdadeiro amor. Faz sentir que só dando liberdade e sendo livre, consegue-se amar verdadeiramente tudo que existe ao redor. É de grande ajuda para diabéticos e útil para regime de emagrecimento.


Batuá (Plurotus sp.)

Trabalha a simplicidade, para se mudar algo na vida, precisa-se ser simples e Ter força. Regata a vitalidade sexual. Equilibra  desajustes no ciclo menstrual. Equilibra tanto a força física, psíquica, como a espiritual. Ideal para indivíduos  estressados.

Biruí (Cuphea gracilis H.B.K)

Trabalha o sentimento de insegurança, baixa autovalorização e falta de confiança em si mesmo. Traz força benéfica e integridade aos seres humanos, ajudando-os a assumir mais consciência de si próprios e mais responsabilidade consigo mesmo. De grande ajuda para seres que não sentem autoconfiança para tomar decisões. A essência faz nos conectar com a sabedoria interior do próprio ser, nos tornando seguros, autoconfiantes
 e com grande autovalorização.

BÓREIA (Heliconia lapispatha Benph.)
Equilibra a energia entre a Luz e a Sombra. As polaridades são constantes em nossas vidas: rir e chorar, positivo e negativo, dar e receber, masculino e feminino, quente e frio. Devemos respeitar e aceitar  esse espectro  de energias. Muitos seres estão em desequilíbrio entre essas polaridades. Encobrem  demais a sombra, buscam luz sem saber que as duas polaridades (Luz e Sombra) caminham juntas, essa essência ajuda na recuperação da alma em viver em equilíbrio entre essas polaridades. Desfaz todo e qualquer tipo de problemas relacionados ao campo espiritual. Desde: vampirismo, sugadores espirituais, obsessões, trabalhos de magia. As pessoas que convivem com entes queridos vivenciando este problema devem tomar também tomar a essência Bóreia.

CARUARU (Ipomoea cairica Sweet)
Trabalha a liberdade, deve-se dar liberdade a todos e serão eternamente livres. Desata os “nós” que amarram um ser humano a tudo ou seja, , a outro ser humano, a um animal, a um objeto. É de grande ajuda para pessoas frágeis, sensíveis e tímidas.

CECI (Musa violácea How ex Baker)
Transforma o pessimismo de determinadas pessoas em otimismo. Trabalha a sabedoria interior, a beleza interna. Essa essência floral joga para fora do ser a beleza e a sabedoria que está latente, fazendo sentir-se belo e inteligente. Trabalha a auto-estima. Dá suporte aos problemas relacionados à sexualidade. É de grande ajuda na bronquite.

ÉDEN (Dietes sp.)
É de grande ajuda para seres que parecem distantes; são arrogantes, orgulhosos. Trabalha a impaciência e a irritabilidade. Ideal para os ansiosos.

GUARUÁ (Hibiscus rosa-sinensis L.)
Trabalha a claustrofobia, é ideal para os hipocondríacos. Seres que tem medos muito profundos, enclausurados há anos dentro do seu íntimo. Para os sonhadores que precisam enraizar na Terra.

IBIAPÓ (commelina diffusa burm.)
Trabalha a aprendizagem e o aperfeiçoamento nos estudos, na vida, no dia a dia. Faz nos conectar com o significado real dos pequenos eventos da vida, compreender que tudo desde um objeto até um relacionamento tem um significado e um tempo na vida de cada ser. Faz para e ver a simplicidade de tudo e organizar melhor o modo de viver.

IRAÍ (hibiscus pernambucensis Arruda)
Trabalha as dores do passado, enraizadas dentro do íntimo de cada ser. Resgata a fé dos incrédulos. É de grande ajuda em qualquer problema de pele. Resgata todo e qualquer vício (drogas, álcool) e dá suporte ao tratamento de desintoxicação de vícios. Para os que perderam a integridade. Ajuda no desapego material e pessoal.

JUATÃ (Tibouchina clavataWurdach)
Trabalha a teimosia, acreditar que dentro de cada ser repousa toda a verdade. Essência que conecta com a intuição. Trabalha a letargia mental e física. É de grande ajuda em ressaca e problemas relacionados com o fígado e para seres que se encontram estagnados na vida.

LIBATUÍ (Tibouchina primas)
É um floral sinalizador. Sinaliza a direção certa que deve-se tomar em determinados assuntos. Ajudando a ter vários insights e a ter  esperança de encontrar o caminho certo. Trabalha a dúvida entre dois caminhos. Ideal para sentimentos de rejeição, repressão sexual e emocional.

MARAPÉ (Allamanda catharticq L.)
Trabalha todo tipo de trauma, principalmente traumas de infância. A infância é a fase na vida que requer muito cuidado, atenção e carinho. Mas muitos que estão na guarda de uma criança fazem ou permitem que ocorram episódios traumáticos na vida de uma criança. Trabalha sentimentos de rejeição, experiências passadas de abuso, violência.

MARGARI (Wedelia paludosa DC.)
A essência Margari nos conecta com o “sorrir”. O sorriso faz parte do nosso humor. A alma humana precisa da singularidade do sorriso. Muitas vezes o peso da consciência de si mesmo é transformado com a capacidade de não levar a vida tão a sério e rir mais de si mesmo, assim consegue-se levar ao trabalho e para a vida cotidiana a leveza de uma criança. Portanto, a essência Margari nos conecta com a criança interior que muitas vezes o adulto sufoca e reprime.


MARIMBARÁ (Dietes bicolor Sweet)
É uma essência de uma flor pequenina, de um brilho muito singular. Trabalha a depressão, a escuridão da alma, quando o indivíduo chega no fundo do poço, quando não se tem mais perspectiva de nada, pois perderam-se todas as forças para continuar a viver. Resgata-se o brilho de viver.

NERUIA (Ipomoea alba L.)
A essência Neruia é um floral que fecha o campo magnético (aura), portanto é um zelador de aura, dá proteção contra as influências negativas que muitas vezes o ser humano capta para si. É útil para toda e qualquer mudança , mudança essa de casa, divórcio, troca de emprego, etc. Dá suporte para todo o processo de transformação do ser. Tudo na vida se transforma, como a lagarta que se transforma em borboleta, o chumbo em ouro e o ser humano necessita para evoluir também transformar, fazer mudanças metamórficas. Essa transformação deve ser naturalmente à medida que nos entregamos ao fluxo da vida e da energia divina que tudo permeia e vivifica.

PAITI (Tibouchina glanulosa)
Dá assistência e protege em qualquer situação, como nascimento, acidente, operação, etc. Dá suporte aos sentimentos, quando ocorre rompimento de relacionamento. Trabalha a individualidade. Ajuda no ancoramento na Terra, seres que se encontram vagando no planeta. Ideal para problemas no pulmão.

PERI (Monstera cf Adansonii schott)
Trabalha todos os tipos de medos, desde o medo específico até a síndrome do pânico. É de grande ajuda na solidão e tristeza. É uma escadinha para se chegar ao alto, ao Uno, tanto que a planta sobe como uma trepadeira por árvores em troncos grandes.

PIRARURU (Portulaca aleracea L.)
Trabalha indivíduos quando sabem qual é a sua missão de vida, ficam inseguros quanto ao  que fazer, ao tempo necessário, a regras, tabus, preconceitos e bloqueiam seu caminho de cumprimento da sua missão e evolução. Faz seguir simplesmente a intuição. Trabalha a união de pessoas para que o planeta se una num pulsar forte de amor.
 Dá suporte para não dar importância ao que os outros pensam ou falam, apenas seguir seu próprio eu interior, trabalha a individualidade e a liberdade, pois só consegue-se a total liberdade quando nos tornamos individuais e assim podemos servir a Divindade interior.


SINUS (Datura suaveolens)
A essência Sinus faz nos conectar com o “viver o presente”, não o futuro e nem o passado. Sua flor é semelhante a um sino. Seu nome popular é Trombeta de Anjos. Trabalha a paz interior, fazendo nos levar paz ao planeta.
A mensagem da flor Datura é soar o sino interno do coração, num pulsar de paz e alerta para se viver o presente. Quando isso ocorre, a alma consegue crescer e mudar para viver a vida com propósito, deixando o presente se desenvolver naturalmente, e deixar o futuro eternamente possível. Trabalha a proteção áurica, nos dando aconchego. Para pessoas que vivem criando seus problemas, complicam o decorrer dos acontecimentos do dia a dia.

TÁLIA (Nerium olender L.)
Trabalha o “sentir” em todos os níveis. Sentir o aroma de uma flor, a beleza do mar, a força de uma rocha, desperta a consciência da beleza que existe ao redor de tudo. A mania de julgar, criticar, contestar. Para pessoas intolerantes. Faz descarregar a energia negativa estagnada para a terra, onde ocorre a limpeza e a renovação. Útil para seres sozinhos, carentes, faz com que se conectem com o “sentir” e atraiam  pessoas com a mesma energia ao seu lado.

TAPUÃ (Vigna sp.)
A essência Tapuã ajuda os indivíduos que trabalham com cura, a fim de protegê-los e auxiliá-los em sua missão: “levar otimismo para todos”.
Através da abundância de amor, carinho e de compreensão, conseguem-se todos os outros tipos de abundância, inclusive abundância material. Trabalha também a esperança de um dia melhor. Para as pessoas que são extremamente tímidas, ajuda ter a comunicação fluída com o que há de mais profundo dentro do ser, pois é através da comunicação que podemos ajudar ao próximo.

TELÚRIO (Spathodea campanulata)
Essência floral que contribui para o tratamento da infertilidade, dissolve bloqueios emocionais que inibem a concepção de um ser. Ideal para facilitadores ou seja, pai, mãe, educadores, terapeutas, etc., que têm a responsabilidade temporária de conduzir um ser, através de orientação, estudo, educação, e não conseguem ser apenas facilitadores, tentam impor suas idéias, atam esses seres, não os deixando ser conduzidos com liberdade e não permitindo que no tempo devido esses seres se soltem e caminhem sozinhos.

UBUAÇU (Hedychium coronarium)
Trabalha o perdão, a dor, a amargura, o ressentimento. A sensibilidade de estarmos com pessoas que nos magoaram e não conseguimos perdoar. Trabalha problemas no chacra sexual, sua flor tem o formato de um ovário e um útero, ajuda nas inflamações genitais e inflamações psíquicas. Ideal para regime de emagrecimento, pois ajuda na perda de apetite e perda de peso.


FÓRMULAS COMPOSTAS


CICLO MENSTRUAL (Pleutorus sp., e Hedychium coronarium)
Regulariza todo e qualquer problema referente ao ciclo menstrual. Para pessoas com problemas de atraso de menstruação, ausência, etc.
Dê grande ajuda para o período de tensão pré-menstrual. Deve ser utilizada dez dias antes da menstruação, a fim de amenizar o sofrimento, a irritabilidade, a dor, a angústia, enfim, sintomas físicos e emocionais que muitas mulheres sentem nesse período.

INDIVIDUALIDADE (Portulaca oleracea L. Tibouchina granulosa e Tibouchina primas)
Resgata a individualidade que foi nos dada pelo Uno e perdida muitas vezes por interferência de outros em nossas  vidas. Devemos ouvir e obedecer os nossos próprios desejos, sem nos influenciarmos por qualquer outra personalidade, pois seremos sempre levados e guiados, não apenas ao longo do caminho que nos conduzirá ao nosso próprio avanço e perfeição, mas também tornando nossas vidas mais úteis e agradáveis para os outros. Ao sermos influenciados pelos desejos de outras pessoas, deixamos de lado nosso próprio trabalho e desperdiçamos tempo.

PROTEÇÃO (Tibouchina granulosa, Solanum sp., Ipomoea alba L, e Heliconia lapispatha Benph.)
Eleva a energia vital do ser, dando proteção a aura que envolve o corpo físico. Muitas vezes, deixando-nos envolver por energia negativa e perdemos, temporariamente, a energia vital que precisamos para viver e sentirmos fracos e sem proteção. Dê grande ajuda para seres que inconscientemente, deixam sua energia ser sugada por outros seres. Eleva a proteção angelical e vibracional, recuperando a força perdida, e o poder pessoal.

SEXUALIDADE (Pleurotus sp., Hedychium coronarium e Musa violacea How ex Baker)
Fórmula composta para pessoas que precisam reaver o vigor sexual. Trabalha a impotência sexual. Ideal para ejaculação precoce. Estabiliza a energia sexual, reavendo o vigor sexual muitas vezes, perdidos por estresse, preocupações, depressões. Dá suporte as emoções que, porventura, , possam estar causando desconforto na vida sexual de qualquer ser.

SINALIZADORA (Hedychium coronarium e Tibouchina primas)
No decorrer da evolução de todo o ser, muitas vezes, nos desviamos do caminho da luz, nos vendo sem saber o caminho  a ser percorrido para chegarmos a algum fim. A fórmula composta Sinalizadora ajuda a termos vários insights e nos sinalizarmos em todo e qualquer acontecimento do dia a dia ou em situações de extrema dúvida. Levando-nos a escolher o caminho da retidão e da verticalidade.

S.O.S ANGELS – FÓRMULA EMERGENCIAL (Tibouchinadavata Wurdach, Tecoma stans Griseb, Dietes bicolor Sweet ex G. Don e Hibiscus rosa-sinensis L)
É um composto emergencial para uma série de acontecimentos. Pode ser usado apenas como um floral único ou em conjunto com outras essências florais. Usados em situação de extrema emergência e traumas, pois neutraliza e dá perspectiva de grande melhora. Dá suporte no começo da terapia com florais, acalma e estabiliza a mente hiperativa, entrando em contato com o Eu Superior. É de grande utilidade em enjôos de deslocamentos, como easm aeronaves ou embarcações, devendo ser tomado quatro gotas direto do estoque. No caso de aeronaves, quatro gotas na decolagem e quatro gotas antes da aterrissagem. Pode-se repetir a dosagem quantas vezes necessárias, sem problemas de contra-indicação. Atua diretamente no plexo solar.  







Nenhum comentário:

Postar um comentário